O vinho Frascati (uma degustação a poucos km de Roma)

vinícola em roma, Frascati

Frascati é o nome de uma cidade, que fica a cerca de 30km de Roma. É também o nome de um vinho, de produção de origem controlada . Aproveitamos nossas passagem pela cidade para visitar uma vinícola da região e experimentar in loco o vinho Frascati, um branco super refrescante com o qual cruzamos várias vezes em Roma.

A última vez que estivemos em Roma, antes da nossa mudança, foi em setembro do ano passado. Aproveitamos a oportunidade de estarmos na Itália exatamente no mês em que acontece a vendímia, a colheita das uvas nas vinícolas.
Já que não podíamos nos deslocar muito fora de Roma, resolvemos aproveitar a oportunidade para ver de perto a produção de vinho local.

Entramos em contato com diversas vinícolas, e confesso que foi até difícil casar as datas em que estaríamos em Roma com a época de colheita (varia de vinícola para vinícola). Finalmente conseguimos agendar nossa visita a uma vinícola que estaria na vendímia durante nossa estada em Roma. Foi a Casale Marchese, em Frascati.

O vinho frascati

A cidade de Frascati fica a cerca de 30km de Roma. A região produz o vinho branco de mesmo nome, que possui denominação de origem controlada (DOC).

DOC significa que só vinhos produzidos em uma determinada região, com um determinado tipo de uva, feitos com o uso de um determinado método, podem levar aquele nome. Neste caso, Frascati. Indo além, DOCG (denominação de origem controlada e garantida) é um nível além,

Frascati, por sinal, foi um dos primeiros vinhos a ser oficialmente reconhecido como vinho de denominação de origem.

Na verdade, são três os tipos de vinho produzidos em Frascati com denominação de origem:

  • Frascati DOC: um vinho branco jovem (que pode também ser produzido como espumante).
  • Frascati Superiore DOCG: um vinho branco mais encorpado.
  • Cannellino di Frascati DOCG: um vinho de sobremesa, com uvas de colheita tardia e parcialmente secas.

vinho frascati

Independentemente do tipo, os vinho Frascati devem ter, minimamente, 70% de uva Malvasia de Lazio.

Uma degustação de vinhos a poucos km de Roma (o vídeo)

Não tem pra outro quando o assunto é vinho de Lazio. Frascati é o vinho mais famoso aqui da região. Já tínhamos tomado algumas taças naquele tour do vinho sobre o qual contamos há algum tempo. Contamos também como foi o passeio pela vinícola, inclusive falamos sobre como foi legal acompanhar a colheita.

Para ler sobre como é o passeio pelo vinícola, como encontramos esse local e como é a vendímia, tem post sobre isso aqui. 

Mas tínhamos deixado separado um vídeo que gravamos durante aquela visita, mostrando como foi a degustação (ou pelo menos uma parte dela).

O vídeo foi gravado em setembro, mas como sabíamos que faríamos algumas mudanças aqui no blog, deixamos para 2017. Esperamos que vocês gostem. E se ficarem com alguma dúvida ou quiserem mais vídeos desse tipo (a gente nem gosta de tomar vinho!), deixe uma mensagem aqui embaixo.

Um breve PS: repara no quanto meu cabelo estava curto!

____________________

** O blog fez a  degustação a convite da vinícola. Todas as opiniões aqui contidas representam nossas reais impressões.

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

2 Replies to “O vinho Frascati (uma degustação a poucos km de Roma)”

  1. Amei o site!! Vou estar em Roma em Agosto, só q ficarei poucos dias mas eu e meu esposo amamos vinho, e quero muito ir em uma vinícola em Roma, poderia me indicar a que fica mais próxima do centro ? E onde vc comprou a entrada ?

    Muito obrigada!!

    1. chris_samira says: Responder

      Oi, Millena, que bom que você gostou! Ficamos muito felizes em poder compartilhar nossas experiências e, quem sabe, ajudar alguém.

      Bom, eu pesquisei bastante e tentei em várias vinícolas diferentes na região de Frascati, uma cidade que fica a 30km de Roma (com trem super fácil de chegar) e que tem um vinho muito conhecido na região.

      A gente queria ter a oportunidade de acompanhar a vendímia, a colheita das uvas, que acontece em setembro. A única que encontramos que estaria colhendo as uvas nas datas em que poderíamos ir foi a Casale Marchese.

      E nós gostamos muito dela. A escolha foi super aleatória, não tinha qualquer referência, mas foi muito legal. Ao contrário do que aconteceu no Uruguai e no Chile, os outros lugares em que conseguimos ir vinícolas, a visita foi super “intimista”. Éramos só nós, não era um grupo grande, eles deram uma atenção gigantesca, com o diferencial de a proprietária, uma senhora super simpática, ter vivido no Brasil e falar um português impecável. E ela fez questão de nos conhecer. Nós super recomendamos. Ah! E o vinho é muito bom! Vale super a pena!

      Fiz o contato diretamente pelo link que tem no site da empresa (que consta aqui no post, onde está escrito Casale Marchese).

      Se você quiser ler sobre a visita, tem um outro post em que contamos como foi (http://bit.ly/2r4TqKn), como foi chegar, e tudo mais… rsrs

      Se você precisar de alguma coisa mais específica, fique à vontade para mandar um e-mail pra gente: contato@laemcasatemvinho.com.br. Será um prazer ajudá-la.

      Um beijos,
      Chris

Deixe uma resposta