A versátil uva Chardonnay

uva chardonnay

A uva chardonnay é uma das mais famosas uvas brancas do mundo. Mas o que ela tem de tão especial? A gente conta aqui. 

Hoje resolvi falar de uma das mais importantes uvas do mundo do vinho. É a uva chardonnay, que está entre as mais famosas de todas as uvas brancas.

uva chardonnay, barril de vinho, Chile, vinícola chilena
Um exemplar da Chardonnay, na Viña Indómita (Chile)

A uva chardonnay

A terra natal desta casta é a Borgonha, na França (mas hoje em dia já é cultivada em diversas regiões do mundo), sendo uma das mais populares entre os vinhos brancos em todo mundo.

O nome Chardonnay é reconhecido como sinônimo de vinho branco de alta qualidade. Mesmo sendo produzido aqui mesmo na América do Sul (em países como Chile e Argentina). Além da França, outros grandes produtores são Itália, Espanha, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos (Califórnia).

O vinho da Chardonnay costuma ser pleno, acessível, amanteigado, frutado e dependendo do tipo de vinificação adotado, ter ou não o sedutor aroma de baunilha derivado do tratamento em toneis de carvalho, além de não ser áspero ou conter acidez agressiva.

Cultivo

Os produtores a apreciam muito por ser uma uva muito fácil de cultivar. Versátil, a Chardonnay é vigorosa, resistente, produzindo generosas colheitas na maioria dos climas e solos. Os enólogos também a apreciam por sua extrema facilidade de manuseio, podendo produzir uma grande gama de estilos diferentes de vinhos, de acordo com a técnica de vinificação adotada.

Um dos vinhos mais importantes dessa uva é o Montrachet, uma denominação de origem controlada produzida na região de Borgonha e gera alguns dos vinhos mais caros do mundo. Grandes espumantes também são produzidos com a Chardonnay. No Brasil, ela se deu muito bem na Serra Gaúcha.

Aspectos da Chardonnay

A Chardonnay costuma ter uma enorme variedade de aromas e sabores. Entre os mais conhecidos estão: maçã, pêra, frutas cítricas, melão, pêssego, abacaxi, manteiga, cera, mel, “balas toffee” ou “butterscotch” (espécie de caramelo feito com açúcar queimado e manteiga ou xarope de milho), baunilha, especiarias diversas, lã molhada (na Borgonha), minerais e pedra de isqueiro (Chablis).

E aí vamos brindar?

The following two tabs change content below.

Felipe Zboril

Jornalista, de rádio e TV, pós-graduado em jornalismo e teorias da comunicação. Casado com a Chris. Gosta de cozinhar e experimentar vinhos diferentes. Se puder fazer isso em um jantar em casa, melhor ainda. Já teve um blog de vinhos, um hobby que acabou virando coisa séria! Resolveu dar um tempo e agora, quase quatro anos depois, volta a escrever sobre o assunto.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta