Tipos de hospedagem em Roma

tipos de hospedagem em Roma

Antes de pesquisar onde se hospedar, que tal pensar em como você deseja essa acomodação? Saber quais são os tipos de hospedagem em Roma talvez facilite a sua busca.

A gente já falou sobre cada uma das épocas do ano para tentar te ajudar a escolher quando viajar para Roma. A gente já falou sobre como comprar passagem aérea para Roma e economizar um pouco. Agora é hora de falar sobre os tipos de hospedagem que a cidade oferece. Existem muitos tipos de acomodação em Roma, dos mais caros aos mais baratos. Dos mais chiques aos mais simples. Dos mais individuais aos mais coletivos. Separamos aqui algumas opções para te ajudar a começar a programar a sua viagem.

Tipos de hospedagem em Roma

Hoteis (hotel)

Melhor opção para quem busca conforto e comodidade. Fique à vontade para escolher a quantidade de estrelas. Afastados do centro, no estilo resort; simples e com boa localização, ou chiques e cheios de mordomia. Independentemente da escolha, ele contará com diversas amenidades, dentre eles, serviço de quarto.

tipos de hospedagem em roma
Quarto do Yes hotel, onde nos hospedamos em 2013. Foto: Divulgação.

Podem ser levadas em consideração diversas variáveis:

  • Com ou sem café da manhã
  • Com ou sem estacionamento
  • Com ou sem frigobar
  • Com ou sem wi-fi incluso
  • Com ou sem serviço de transfer
  • Com ou sem ar condicionado (importante no verã0)
  • Com ou sem piscina (interessante no verão, mas não fundamental)
  • Calefação (muito importante para o inverno)
  • Próximo ao centro
  • Próximo a uma estação de metrô
  • Pet friendly ou não

B&B

São os Bed and Breakfast (cama e café da manhã, em uma tradução livre). A estrutura é bem mais informal que a de um hotel. Geralmente, são casas ou apartamentos grandes, cujos quartos são transformados em suítes para a recepção de hóspedes. Há um administrador ou os próprios proprietários são responsáveis por tudo, como entregar a você a chave da sua suíte e da casa/apartamento. É comum que haja roupa de cama e banho, frigobar, internet e TV a cabo. Mas cada caso é um caso.

Hostel (ostel)

Tem muita gente que olha meio torto quando o assunto é hostel (ou albergue), mas as coisas mudaram muito nos últimos tempos. E alguns oferecem tanta comodidade que acabam custando o mesmo que um hotel. Há desde quartos compartilhados e mistos (com banheiros compartilhados) até suítes de casal com banheiro privativo e design arrojado. Geralmente, a cozinha é de uso compartilhado.

tipos de hospedagem em roma, hostel alessandro palace & bar
Quarto familiar do hostel Alessandro Palace & Bar, em Roma. Foto: Divulgação.
tipos de hospedagem em roma, hostel alessandro palace & bar
Quarto compartilhado do hostel Alessandro Palace & bar. Foto: Divulgação.

Aluguel de quarto e apartamento (stanza, appartamento ou ainda casa)

O aluguel é para turistas e podem ser desde um único dia até um período maior e é feito diretamente com o proprietário. Geralmente, são usados sites que funcionam como plataforma de negociação, servindo inclusive para proteger tanto quem disponibiliza seu imóvel como para quem aluga. Há suítes, quartos individuais ou compartilhados. Os banheiros podem ser compartilhados ou não. Assim como nos demais casos, é preciso atenção na hora da escolha. Mas neste ainda um pouquinho mais, eu diria. Inclusive para observar se é permitido o uso da cozinha, se haverá roupa de cama e banho, internet, TV a cabo…

Eu e o Fe gostamos muito dessa opção porque permite que a gente viva um pouco como um morador da cidade. Podemos ir ao supermercado (e comprar tudo aquilo que a gente tem vontade de experimentar), fazer comida em casa. E é legal principalmente para quem vai passar um pouco mais de tempo em determinada cidade.

airbnb, tipos de hospedagem em Roma
O quarto de um dos apartamentos que ficamos em Roma, via Airbnb. Tudo organizado, casa limpinha, roupa de cama… mas é preciso atenção na hora de escolher.
tipos de hospedagem em roma, Airbnb, cozinha,
A cozinha (super bem equipada) de um dos apartamentos que ficamos em Roma (uma ótima oportunidade para visitar os supermercados e mercados da cidade e cozinhar!)

Para quem está em um grupo maior, a partir de quatro pessoas, alugar um apartamento acaba sendo  financeiramente vantajoso também. Faça a pesquisa.

Uma coisa bem legal é que geralmente existe uma atenção especial por parte do dono do apartamento. Em todas a vezes que usamos o Airbnb, encontramos o dono do apartamento no primeiro dia. E depois, sempre que precisávamos de algo, pudemos contar com eles…

Últimas informações 

Ainda existem opções, como couchsurfing (para quem tem uma espírito bem aventureiro e não liga de se hospedar no sofá de um desconhecido), campings (e se você resolver alugar um motorhome?) e casas religiosas (regras mil, inclusive a de voltar até umas 22h30).

Um ótimo site para procurar opções de hotéis, B&B e hostels é o Booking. Além de oferecer tipos diferentes de hospedagem, é possível buscar conforme as suas preferências. Além de ter diversos comentários de hóspedes anteriores para te deixar mais seguro quanto à sua escolha.

Para apartamentos e quartos, nosso indicado é o Airbnb. Clicando no link ao lado, você acessará o site do Airbnb com o nosso código. Assim, você ganha R$100 de desconto na sua primeira reserva de R$190 ou mais.

E uma última informação: a cidade de Roma cobra uma taxa individual de hospedagem, chamada contributo di soggiorno. Ela é obrigatória. Alguns já incluem a taxa no valor do quarto. Outros cobram à parte. Neste site aqui, da prefeitura de Roma, é possível encontrar os valores da taxa de hospedagem. No momento da reserva, verifique se o valor já inclui a taxa. Uma vez fizemos uma reserva em que nada constava. Soubemos que tínhamos que pagar a taxa apenas quando chegamos aqui.

No final, cabe a você escolher aquilo que é mais conveniente e importante para a sua hospedagem. Mas é um bom ponto de partida para começar a busca de onde se hospedar em Roma.

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta