Shawarma (شاورما) – Kebab

Eu nunca fui muito fã de comida árabe, para falar a verdade, eu achava que comida árabe era só esfiha e kibe e estava bom… (ignorância pura).

A família da Chris é da Síria e desde que a conheci e comecei a frequentar a casa dos pais e da avó dela conheci vários pratos diferentes e comecei a gostar.

Tanto que por muitas vezes quando a gente sai, eu peço para comer comida árabe. Na última segunda feira, dia 18, resolvi arriscar. Queria pedir algo que nunca havia comido. Quando cheguei ao lugar pedi um Kebab. O atendente logo me disse que não tinha.

Ví no cardápio um tal de Shawarma (que estava escrito com “C” Chawarma), achei que tinha cara boa e resolvi pedir. Estava sensacional. É um lanche de carne com muita salsinha e cebolinha, tomate e cebola assados e tahine (creme feito com sementes de gergelim).

Imediatamente, tirei uma foto e fui me gabar para Chris, achando que eu tinha comido uma coisa de outro mundo e que nem ela, por ter costume de comer essas coisas, saberia.

shawarma, kebab, comida de rua
Shawarma – kebab

Foi quando ela me disse: “Isso é Kebab”. Eu quase caí para trás. Shawarma é o nome original deste lanche muito gostoso e que recomendo para quem quiser conhecer.

O shawarma (kebab) e sua origem

Segundo uma pesquisa na internet que fiz, o Shawarma (شاورما) é um prato originalmente composto de fatias finas de frango ou carne de vaca assados em um espeto vertical e servidas no pão sírio. Alguns lugares servem com legumes e outros acompanhamentos. Tornou-se popular na Europa como comida rápida, graças à influência de imigrantes do norte da África e da Turquia.

No Brasil, existem algumas versões que são chamadas de “Churrasco Grego”, mas acho que só parece… Esse grego é bem nojento, feito com carnes de baixa qualidade e servido no pão francês.

Fica a dica para quando estiver na rua, procurar uma casa de comida árabe e pedir um Shawarma… Ou Kebab.

PS.: a Chris pediu para dizer isso: “Pede uma porção extra de coalhada pra comer junto! Fica perfeito!”

The following two tabs change content below.

Felipe Zboril

Jornalista, de rádio e TV, pós-graduado em jornalismo e teorias da comunicação. Casado com a Chris. Gosta de cozinhar e experimentar vinhos diferentes. Se puder fazer isso em um jantar em casa, melhor ainda. Já teve um blog de vinhos, um hobby que acabou virando coisa séria! Resolveu dar um tempo e agora, quase quatro anos depois, volta a escrever sobre o assunto.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta