A rolha de cortiça 

Sobreiro, rolha de cortiça

Oi, amigos!

O assunto de hoje é a rolha de cortiça. A rolha nosso vinho tem como origem uma árvore que se chama sobreiro. O berço delas é o sul de Portugal, mais precisamente o Alentejo, um dos maiores produtores mundiais.

O sobreiro é uma árvore da família do carvalho. As utilizações desse tipo de vedação nos vinhos são bem antigas.

sobreiro, rolha de cortiça, de onde vem a rolha
O sobreiro – o primeiro corte é feito após a árvore completar cerca de 25 anos

Como é feita a rolha de cortiça

A cortiça é extraída pela primeira vez ao fim de cerca de 25 anos, pelo que é denominada de cortiça “virgem”. Apenas na terceira fase, respeitando um intervalo de 9 anos por retirada é que se aproveita a melhor cortiça, a chamada “amadia”, para a fabricação de rolhas.

São tiradas cascas da árvore e depois acontecem os cortes. Por imposição legal, os cortes só podem ser feitos de nove em nove anos e quando o sobreiro apresenta um perímetro do tronco superior a 70cm. Pedaços de cortiça com altura superior a 1m e largura a rondar os 40cm são retirados.

O aumento gradual das paredes é que diferencia as cores da cortiça. O mais importante de tudo é que a retirada desse material não agride a planta.

Sobreiro, rolha de cortiça
As lascas que são retiradas do sobreiro

Sobreiro, rolha de cortiça
Retirando a rolha da casca da árvore

Como se sabe, a cortiça é um material que é impermeável e não deixa passar qualquer tipo de gás. O que nos interessa aqui é a manutenção e guarda dos vinhos, que precisam dessas condições para evoluírem em garrafa, por isso a rolha é produzida com cortiça.

A casca do sobreiro em mãos

Tive contato, certa vez, com algumas lascas de cortiça e fiquei impressionado com o que vi. Realmente não dá para imaginar que nossa rolha vem de lá… Muito curioso.

Sobreiro, rolha de cortiça
A casca do sobreiro

Como a produção de vinhos está crescendo a cada dia, as rolhas estão ficando escassas e alternativas estão sendo criadas, como a rolha sintética, rolhas de vidro, a tampa de rosca (screw cap), dentre outras. Mesmo assim, nenhuma substitui uma bela rolha de cortiça que dá todo um charme na hora de abrir o vinho.

The following two tabs change content below.

Felipe Zboril

Jornalista, de rádio e TV, pós-graduado em jornalismo e teorias da comunicação. Casado com a Chris. Gosta de cozinhar e experimentar vinhos diferentes. Se puder fazer isso em um jantar em casa, melhor ainda. Já teve um blog de vinhos, um hobby que acabou virando coisa séria! Resolveu dar um tempo e agora, quase quatro anos depois, volta a escrever sobre o assunto.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta