Quando viajar para Roma?

roma, quando visitar roma, melhor época para visitar Roma, quando ir para Roma

“Fuja do verão!”, “Cuidado com o inverno!”, “Olha o mês das chuvas!”. São muitos os fatores a serem considerados na hora de escolher uma época melhor para viajar. Mas afinal, quando viajar para Roma?

Um post que te fala quando você deve viajar é muito relativo. Todas as nossas viagens nunca foram definidas pela melhor época para se ir a determinado local. Nossa viagem de lua de mel foi para a República Dominicana, no mês de outubro, considerado o mês menos adequado para ir para lá, devido aos furacões (mas nada aconteceu). A gente queria ir pra lá, a gente ia casar em outubro. Fazer o que?

Mas, claro, existem algumas dicas básicas que podem ser dadas sobre como está determinada região em determinada época do ano. E para quem esta pesquisando (ouviu, galera de São Paulo?), aqui vão algumas dicas.

Quando viajar para Roma?

A primeira coisa a dizer é: Roma é uma cidade encantadora a qualquer momento. Mas… existem adversidades, dependendo da época do ano. Por isso, resolvemos então fazer uma seleção de parâmetros pra tentar te ajudar a escolher a melhor época para viajar para Roma. A nossa opinião, a gente dá no final.

quando ir para roma
Roma no fim do verão (com as nuvens de chuva já se preparando)
quando viajar para roma, inverno
O Vaticano em um dia de inverno
quando viajar para roma, coliseu
O Coliseu na primavera.

Parâmetro #1: alta ou baixa temporada

Claro que isso é muito relativo porque depende do propósito da sua viagem. Mas lembremos: no verão, feriados, datas comemorativas ou de eventos, a tendência sempre é de haver um aumento no valor das tarifas. E das passagens. E de gente no local.

Aqui em Roma, a partir do final de abril até a metade de setembro, podemos falar em um aumento na quantidade de turistas. E também aumento relativo da temperatura, com seu ápice em julho/agosto. Ah! E dos valores também.

A baixa temporada envolveria os meses de janeiro, fevereiro, março e começo de abril e depois outubro, novembro e começo de dezembro. A alta temporada pode ser considerada nos meses de julho e agosto. Os demais (maio, junho, setembro) estão na “média temporada”, se é que esse nome existe. Mais ou menos é isso.

Parâmetro #2: temperatura

Em Roma, as estações do ano são bem definidas. Na primavera, a temperatura é agradável, o verão é quente (leia-se: infernal de quente!), no outono as temperaturas vão baixando (mas dá pra sobreviver) e o inverno é bem frio. Não neva, mas é bem gelado.

Primavera

No momento em que escrevo este post, estamos na primavera. Quando começa a anoitecer (lá pelas 20h40), a temperatura vai caindo, podendo chegar a uns 10-14 graus. Isso vai até pela manhã, quando começa a esquentar e pode chegar a uns 20, 22 graus. A diferença é que a sensação térmica é muito mais alta. Aqui, uns 20 graus já é quente pra caramba, em especial se você estiver no sol. Você sai queimado (se não estiver usando protetor solar) e suado. É diferente de 20 graus em São Paulo, por exemplo.

A partir da segunda quinzena de maio, o tempo vai ficando mais quente. A máxima de 17 de maio, por exemplo, foi de 27 graus. Só pra você ter uma ideia.

quando viajar para roma, primavera
O céu limpinho na primavera, sem qualquer nuvem.

Além disso, na primavera a cidade está mais colorida, mais florida. As pessoas colocam flores nas sacadas, as lojas penduram flores em todos os cantos, a Piazza di Spagna fica com a escadaria toda florida. Enfim, é uma Roma linda.

quando viajar para roma, primavera

Uma coisa engraçada: mesmo que não esteja super quente, em todos os cantinhos verdes da cidade você vê os romanos tomando sol, estatelados no chão. Parece que querem aproveitar todos os segundos da chegada do calor.

Verão

O verão é infernal. É muito quente. De você tomar banho e sair do banho melado. Porque ele é úmido. Parece que estamos na praia. Só dá pra viver à base de ar condicionado. Leques (sério, ajuda muito!) e garrafinhas d’água também te salvam. Se a temperatura é de 40 graus, a sensação é de 400. Além disso tudo, a cidade, lotada de turistas, fica com um transito infernal. É uma disputa louca por espaço na rua. Uma coisa terrível.

Quando chega em setembro, começam as chuvas (mais ou menos as águas de março, sabe?), que vão fechando o verão. No ano passado, a gente veio na primeira quinzena de setembro e enfrentamos muitas pancadas de chuva. Mas é daquela que vem rápido, molha tudo e de repente tudo seca. De qualquer forma, fiquei muito feliz por ter trazido um guarda-chuva.

quando viajar para roma, vaticano, verão

quando viajar para roma, verão, Piazza navona, chuva
Essas duas fotos foram tiradas no meio dia, com uma diferença de poucas horas. A chuva é assim. Do nada, o tempo fecha. e do mesmo jeito que ela chega, vai embora.

Outono

O outono vai ficando mais fresquinho. É preciso blusas, mas dá pra sobreviver. Em outubro, a chuva é presente com muito maior frequência. O guarda-chuva será seu melhor amigo.

Inverno

O inverno é gelado. O pior período é de dezembro ao início de fevereiro. Quando faz frio, faz muito frio. Eu, que não sou nem um pouco fã de baixas temperaturas, acho que é um frio que corta. Não importa a quantidade de roupa, parece que não esquenta. Mas dentro de casa é quentinho. Outra coisa é que os dias são curtos. Lá pelas 17h já escureceu. As árvores estão sem folhas e a cidade fica com um aspecto meio triste, cinzento.

quando viajar para roma, inverno
A foto foi tirada em fevereiro deste ano. As árvore sem folhas, a cor mais sem graça, apesar do céu azul (não se engane com ele).

As coisas vão melhorando a partir de março, mas aí já chega a primavera. Uma vantagem do inverno: vir na época de Natal e ver a cidade enfeitada.

Ah! E tanto no verão quanto no inverno o Papa não faz as aparições na Praça de São Pedro.

Parâmetro #3: férias escolares

Tem muita gente que só pode viajar na época das férias escolares. E pra essas pessoas, dizemos: lembrem-se apenas que as férias brasileiras de verão correspondem ao inverno daqui. E as férias brasileiras de inverno correspondem ao verão daqui. No mês de agosto, existe uma pausa em tudo, como se fosse o final do ano nosso.

Os romanos vão pra praia ou pra montanha, fugindo do calor e do excesso de gente na cidade. Além disso, existe um tradicional feriado, o Ferragosto, em 15 de agosto, quando os comércios fecham e a cidade praticamente para. Só restam os turistas.

Parâmetro #4: dica de amigo

Pra todo mundo que fala que quer nos visitar, sempre indicamos os períodos de abril/primeira quinzena de maio, final de setembro a novembro. Primeiro porque não pega aquele boom de turistas (a cidade no verão fica infernal). Segundo (e esse é um motivo tão importante quanto o primeiro) porque as temperaturas não estão tão elevadas. E o fator preço, claro, sempre levado em consideração.

Mas como a gente disse lá em cima, definir quando você vai viajar é muito relativo. Até porque se você tem só aquele m6es para tirar férias e você quer ir, quem vai te impedir? No final, a gente vence todas as adversidades e enfrenta essa árdua tarefa que é viajar.

Tem alguma dica de quando vir para Roma? Ou tem a sua época preferida? Comente aqui embaixo. Queremos saber a sua opinião. 

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta