Como é a primavera em Roma (depois de dias cinzentos, as cores)

A primavera é a estação mais linda do ano. A gente conta hoje como é a primavera em Roma, a estação mais querida dos romanos. E minha também.  

Para entender de onde a gente começou 

Quando chegamos aqui em Roma, no mês de fevereiro, o inverno estava pesado. O frio era muito intenso, a gente colocava um milhão de roupas, sempre em diversas camadas, e não conseguíamos nos aquecer. Só em casa mesmo. E olha que o pior já tinha passado.

Aliás, a gente contou sobre como é o inverno em Roma em um outro post. Para quem está programando uma viagem nessa época ou só tem curiosidade mesmo, dá uma olhadinha aqui.

Nas ruas, o cinza dava o tom. Nada de folhas nas árvores. A cidade era triste. Quase vazia. Parecia que todos estavam se escondendo.

Mas aí o tempo foi passando, março chegou e as cores começaram a aparecer. Aos poucos, as árvores foram ficando cheias de folhas. As sacadas dos prédios, ganharam flores. Muitas. E as pessoas começaram a sair da rua. E assim, chegamos à primavera.

primavera em roma
Repara em como ficam as sacadas… Não dá vontade de colocar flores na sua também?

Primavera em Roma

A gente já falou sobre as épocas do ano em Roma. Aliás, esse é um post legal que pode te ajudar a escolher a época mais adequada para você programar a sua viagem pra cá. A nossa preferida, ok, a minha preferida, sem dúvida alguma, é a primavera. A cidade fica muito mais bonita nessa época, repleta de flores. Em todas as casas. Os jardins vão ficando coloridos. As jardineiras vão sendo preenchidas. É uma coisa tão contagiante que dá vontade de fazer o mesmo. E a gente fez isso aqui em casa. Não tem jeito… a cidade fica mais alegre, mais festiva. Cor é tudo na vida, né?

Além disso, o clima é incrivelmente melhor. No começo da primavera, lá em março, as temperaturas já subiram para 15 graus, às 15h. Aliás, uma coisa interessante aqui é que o ápice da temperatura é às 15h. Um dia descubro o motivo. Aos poucos, já estava subindo para 18, 20, 23… Quando terminamos maio, já chegávamos aos 28 graus.

Ou seja, é quente. Mas não a ponto de a gente querer ficar dentro de uma loja por causa do ar condicionado. A partir da segunda quinzena de junho, já está assim. Parecendo uma caldeira.

Uma outra coisa é a chegada do horário de verão, que segue até outubro, e faz com que estejamos cinco horas à frente do Brasil. Como consequência, numa soma de fatores, o dia fica incrivelmente mais longo. O sol aparece cedo e lá pelas 20h30 ainda tem sol. Agora, quase no fim de junho, tem sol até quase 21h. Não é o máximo?

Uma outra coisa a dizer sobre a primavera é que junto com ela vêm os turistas. Muitos. Milhares. Sem brincadeira. Parece que a cidade que estava vazia vai sendo preenchida. Os ônibus hop on hop off vão igualmente tomando espaço nas ruas.

E as atrações? 

São várias. Das gratuitas às pagas.

Natale de Roma

O aniversário da cidade traz também diversas atrações. Uma delas é o cortejo histórico, em que contam, em um desfile similar ao carnaval (mas sem o batuque), a história da cidade. Neste vídeo, a gente conta como é o cortejo histórico.

primavera em roma, natale di roma,

Roseto comunale de Roma

Um dos lugares mais lindos da cidade, mas que só abre as portas na primavera. Ali, mais de 1000 espécies diferentes de rosas são cultivadas. O lugar te dá uma calma, uma paz. É lindo demais. E ainda, ao fundo, é possível observar as ruínas do Palatino e bem lá atrás, o Vittoriano. No final de maio ainda rola um concurso que elege a mais bela nova variedade de rosa (e com isso abre uma nova ala do roseto). Em 2017, foi de 21 de abril a 18 de junho. Para quem perdeu a oportunidade, este vídeo aqui mostra um pouco sobre o Roseto comunale de Roma.

roseto comunale, monumentos de roma, primavera em roma

Azaleias nas escadarias da Piazza di Spagna

Outra coisa linda que a primavera nos proporciona. Anualmente, a prefeitura coloca as azaleias na escadaria, que ali permanecem por cerca de 30 dias. Às vezes um pouco menos, dependendo do clima. A praça fica ainda mais linda do que já é. E atrai milhares de turistas. Para ver como fica a Piazza di Spagna na primavera, a gente fez este vídeo aqui.

piazza di Spagna, flores, primavera em roma

Feiras

Por quê? Verão por aqui é sinal de novidades nas frutas da estação. O que isso significa? Morango e cereja a 1 euro o quilo! Sem brincadeira! Claro que você encontra por valor maior. Mas aqui perto de casa tem uma feira, que, por sinal, funciona todos os dias, em que compramos só por esse preço. Se estiver mais caro, nem adianta. Pena que pro fim da estação vai ficando ruim… e mais cara.

feira, primavera em roma

Noite dos museus

Um evento que acontece em maio e que oferece ingressos noturnos para vários museus da cidade a apenas 1 euro.

Abertura noturna dos museus

Coliseu e museus vaticanos ganham tours especiais à noite. E é possível visitar esses museus de um jeito todo diferente e especial. Ah! E tem ainda reconstrução virtual dos fóruns. A gente nunca visitou nenhum deles à noite, mas dizem que é bem legal.

 

Não tem jeito. A primavera é a melhor época. Agora, só ano que vem.

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta