Porchetta em Roma: (ainda estamos) em busca da melhor

porchetta em roma

O sanduíche que tem a cara da cidade é vendido em vários lugares. Mas, afinal, onde encontrar a melhor porchetta em Roma? 

A porchetta é um sanduíche que tem a cara de Roma. Na verdade, ele é da região central da Itália, mas não sei dizer se existe de fato uma cidade oficial onde tenha surgido.

A cidade de Ariccia, na região dos castelos, próxima a Roma, talvez seja a mais conhecida pela produção da porchetta. Aqui em Roma, se o lugar vende porchetta, ela vem de Ariccia.

Antes de mais nada: o que é a porchetta?

Imagine a lateral de um porquinho (pobrezinho) desossado e aberta. Tempera-se bem (geralmente, com sal, pimenta e ervas) e deixa assando por horas a fio, em temperatura bem alta. E é aí que se encontra o truque: existe uma mudança de temperatura a ser feita ao longo do preparo. Ao final, a pele do porco fica crocante. A carne super bem temperada. Ele é servido, geralmente, no pão ciabatta. Como sanduíche. Acaba virando uma comida de rua mesmo.

Porchetta em Roma: a primeira a gente nunca esquece (?)

No ano passado, quando viemos pra Roma, o Fe chegou a experimentar uma versão da porchetta em um restaurante chamado La Prosciutteria (que, na verdade, tem várias unidades pela cidade, e é mais um lugar bonitinho, que vive cheio de gente). O sanduíche que eu comi lá estava muito bom. A porchetta do Fe eu achei que faltou liga, mas pode ser que fosse aquele dia.

porchetta, onde comer no Trastevere
A porchetta do Fe é esse primeiro sanduíche, no primeiro plano da imagem

De qualquer forma, a gente nunca mais voltou. E se quiser descobrir qual eu comi, como é o lugar e como foi a experiência, é só clicar no primeiro link, ali em cima.

Na verdade, a gente viu a porchetta sendo vendida em vários lugares. Mas sabe quando tem muita coisa ainda para experimentar? Fomos deixando de lado. Mas a impressão, de uma forma geral, foi boa. A carne é boa. O sanduíche é que não era tão gostoso (por faltar a liga).

Mas aí…

Quando viemos para cá em fevereiro deste ano, ficamos hospedados próximo ao Mercato Trionfale. Lá é uma espécie de Mercado Municipal de São Paulo, mas em menores proporções. E foi lá que demos e cara com a nossa segunda porchetta.

mercato trionfale, porchetta
A fechado do Mercato Trionfale, na via Andrea Doria, 3. Relativamente perto do Vaticano (estação Ottaviano).

Eu nem tinha visto que eles vendiam o sanduíche. Na verdade, eu dei de cara com a tal da porchetta e estava doida para tirar uma foto (porque eu não tinha visto até então a carne toda, pronta).

porchetta, porchetta em roma
Olha que linda que ela fica pronta! Fala se não dá vontade de experimentar?

Estava lá então a nossa oportunidade de experimentar de novo. E quem sabe gostar (pelo menos da minha parte). Pedimos só uma. Primeiro porque eram 11h da manhã (a gente tinha ido comprar frutas!). Segundo porque eu estava com receio de não gostar. Mas não é que estava muito boa?

porchetta, porchetta em roma
Essa também não tinha nada para dar liga (o sanduíche é pão e porchetta). Mas estava bem mais gostoso.

Deu um pau na outra. E custou muito menos (não lembro se 2,50 ou 3 euros). O box é o de número 265 (fica bem na via Andrea Doria). Tome cuidado com os horários (eles fecham cedo).

porchetta, mercato trionfale, porchetta em roma
Viu como também é de Ariccia?

 

Porchetta (o vídeo)

A porchetta estava tão boa que resolvemos conversar com o dono do box para sabermos um pouco mais sobre a porchetta. Afinal, como ela é feita e por que os romanos gostam tanto dela.

Mas foi a melhor?

Das que a gente comeu aqui na cidade, com certeza (mas também só temos uma para comparar). Mas é aquela coisa: eu voltaria lá para comer de novo. De qualquer forma, continuamos em busca de exemplares para experimentar.

Última informação

A melhor porchetta que eu comi foi no aeroporto internacional aqui de Roma. Se você tiver um tempinho para passar por lá, experimente. Ela levava tomate seco e cream cheese. E isso fez total diferença. Mas eu não lembro o nome do lugar (sei que fica depois do freeshop, no segundo andar, bem à esquerda). Se lembrar, atualizo aqui.

 

Já comeu a porchetta? Qual foi a melhor que você já experimentou (e onde)? Deixe a dica aqui embaixo pra gente ir experimentar também. É tão bom descobrir coisas novas. 

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta