Picolé artesanal em Roma (sim, eles existem!)

picolé

Para quem gosta de sorvete, Roma é a cidade. Por aqui existem centenas de sorveterias. Mas o grande produto é o gelato, o sorvete de massa. E para quem gosta de picolé? Tem também picolé artesanal? 

Eu sempre fui super fã de picolé. Enquanto todo mundo tomava sorvete de massa, o meu negócio era um picolé (exceto quando, antigamente, a gente ia naquelas sorveteria por quilo na praia, em que você saía com uma lojinha de doces no potinho, ao lado de um pedacinho de sorvete). Mas aqui na Itália, existe um “problema”: o sorvete (na verdade, gelato) é muito bom.

Tudo ficou ainda pior quando eles começaram com essa modinha (quase totalmente ultrapassada) de paleta mexicana. Ah! E os de frutas são os meus preferidos (apesar de ser louca por chocolate).

Mas aqui é diferente… O gelato é tipo um patamar acima. Eles são cremosos, com um sabor super marcante… Pensa em Baccio di Latte. Então… estamos cercados por Baccios di Latte.

Mas já faz um tempo que eu estou falando que estava morrendo de vontade de tomar um belo picolé (que aqui se chama stecco). Não desses industrializados… E foi no meio de uma dessas andanças, sem destino definido, que encontramos uma lojinha super fofa que estava lotada de… picolés!

Não teve como resistir e entrei para escolher o meu…

Escolhendo o meu picolé

Se já é difícil escolher no carrinho de sorvete, quando você já conhece praticamente todos os sabores, imagina num lugar que você nunca viu e que todos parecem ser deliciosos.

picolé, stecco lecco, sorvete artesanal,
Só de olhar, já me dá desespero… eu sei que vou demorar horrores para escolher… (é muito ruim ter muita opção… e se eu não gostar exatamente dessa que eu escolhi?)

Coisa importante também a saber: sou bastante indecisa quanto ao que escolher.

steccolecco
E não é que tinha picolé de fruta made in Brazil?

Mas fui na decisão fácil. Faz dois meses que eu abortei a ideia de picolés de frutas. Por isso, sempre acabo indo para chocolate e avelã. Estamos na terra da Nutella!!!

Só que escolher o sabor não era tudo. A lojinha anda permitia que a gente escolhesse uma calda e adicionasse confeitos. Sim, um picolé com toppings!

picole, stecco lecco, coco, sorvete artesanal
Olha só como fica bonito o picolé todo desencaminho com a calda…

E valeu a pena perder tempo indecisa… o escolhido foi um picolé de avelã e chocolate, já com calda de chocolate branco. Não dá pra ter mais chocolate? Dá, sim. Ainda pedi por cima calda de chocolate branco e coco, para finalizar.

picolé, steccolecco, sorvete atesanal
O picolé que eu escolhi: chocolate, avelã, calda de chocolate branco e coco por cima.

O picolé é muito cremoso. O gosto de chocolate é forte, mas não é muito doce. Até o Fe, que não gosta de doce muito doce iria gostar. O Fe escolheu de coco (e estava lotaaaado de coco!). E igualmente sem muito açúcar.

picolé, steccolecco, sorvete artesanal
O picolé escolhido pelo Fe: coco (simples, tradicional e fácil de comparar com outros).

O que é legal da Steccolecco é que os sorvetes são artesanais, levam apenas 5g de açúcar e não levam adição de corantes. E você ainda faz o seu do jeito que quiser.

Encontramos um picolé em Roma (o vídeo)

Ah! Eles também têm por lá um doce de palito que chamam de bon bon. é um cake pop. Mas a massa é boa (geralmente, passo mal depois de comer cake pop. Mas dessa vez nada aconteceu).

steccolecco
Não é igualzinho a um cake pop?

Pelo que vimos, são quatro unidades (Prati, Ponte Milvio, Parioli e Centro histórico). Nós fomos na do centro, que fica bem na entrada do gueto judaico. A loja é nova, foi inaugurada no mês de abril.

Steccolecco

Via del Portico d’Ottavia, 6 – Gueto judaico (próxima à ilha Tiberina)

Das 11h às 24h

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta