Piazza di Spagna na primavera

piazza di Spagna

Uma das praças mais visitadas em Roma, a Piazza di Spagna fica ainda mais bonita na primavera (e lotada de turistas)

Um dos lugares mais lindos de Roma é a Piazza di Spagna. Ela, na verdade, é um pequeno “complexo”,  composto por uma praça com uma fonte, uma escadaria e uma igreja, lá em cima.

No ano passado, quando estivemos aqui por Roma, a escadaria toda estava fechada (para a minha tristeza e de todos os turistas que estavam por aqui). O espaço estava em reforma, financiada pela Bulagari (que, por sinal, fica ali pertinho, na Via dei Condotti).

A Piazza di Spagna é um lugar super visitado. Ela vive lotada de gente. Tanto turistas quanto locais. Quanto mais quente o tempo, mais turistas aparecem. E eles ficam até a noite. A ideia é se sentar na escadaria e só observar a vida passar.

piazza di Spagna
Desde que as flores chegaram à Piazza di Spagna, a escadaria vive lotada.

Leia sobre a experiência de tomar uma taça de vinho branco, na primavera de Roma, enquanto se observa o pôr do sol ou o movimento da região.

A fonte

A Fontana della Barcaccia fica bem no centro da Piazza do Spagna. Ela foi criada no século XVII, após uma grande inundação, causada por uma das várias cheias do rio Tibre. E é isso o que ela representa.

fontana della barcaccia
Detalhe da Fontana della Barcaccia

A escadaria

A Scalinata di Trinità dei Monti foi projetada em 1717. Em um dos nossos primeiros posts que fizemos daqui de Roma eu tinha prometido que iria contar a quantidade de degraus. Ainda não consegui ver isso… E ainda conto uma coisa: fiz dois tours guiados e cada um deles mencionou um número diferente de degraus. Sem brincadeira.

scalinata della trinità dei monti

A igreja

A Igreja di Trinità dei Monti fica no topo da escadaria. Ela, apesar de ficar na região da Piazza di Spagna, é cuidada pelo governo da França. Assim como toda a região lá em cima, inclusive a Villa Medici. Lá em cima, fica a Academia da França em Roma, uma escola de ensino superior de arte.

Essa questão Piazza di Spagna – França é interessante. Antigamente, ela era conhecida como piazza di Francia. No século XVII, a sede da Embaixada da Espanha na Santa Sé foi instalada por ali (o Palazzo di Spagna). E então houve a mudança do nome.

piazza di Spagna, trinità dei monti
A escadaria (lotada) e, lá em cima, a igreja de Trinità dei Monti

Nossa Senhora da Conceição Imaculada

Um pouco mais à frente, olhando para o lado direito da praça, você verá a imagem de Nossa Senhora da Conceição Imaculada. Repare que ela possui uma coroa de flores no braço direito. Uma vez ao ano, sempre no dia 8 de dezembro, os bombeiros trocam essa coroa, que permanece ali até o ano seguinte. No mesmo dia, há, desde a década de 50, uma cerimônia no local, conduzida pelo Papa. Este dia marca o início do dogma católico de que Maria é a única criatura concebida sem pecado.

A primavera na Piazza di Spagna

Se a gente acha que a praça já é muito visitada, a história fica pior ainda a partir da metade de abril. Isso porque a prefeitura coloca por ali, nessa época, centenas de azaleias, que deixam o lugar ainda mais bonito. Mas também muito mais lotado.

piazza di Spagna
As azaleias trazem vida, cor e muito mais alegria ao local.

Milhares de turistas passam por ali diariamente para ver o espetáculo que são as flores, que ficam no local até a metade de maio.

Piazza di Spagna (o vídeo)

Resolvemos visitar a praça apenas uma semana após a chegada das flores (e também do aumento da quantidade de turistas – já que os dias também estão ficando mais quentes).

Compras para todos os gostos

Para quem gosta de compras, a região da Piazza di Spagna é excelente. Da praça saem ruas com diversas marcas luxuosas, em especial na Via dei Condotti e algumas paralelas. Na Codotti, você encontra lojas como Burberry, Tiffany, Prada, Gucci, Valentino, além da própria Bulgary, responsável pela recente reforma. Mas ali pela região você ainda acha Chanel, Fendi, dentre tantas tantas outras.

Se quiser passear pela região, é possível encontrar várias pequenas lojinhas no meio de ruas estreitas, dominadas por turistas. E muitos e muitos cafés com preços bem altinhos, como é o caso do Antico Caffè Greco, que a gente cita no vídeo.

Saindo da praça, é possível chegar à Via Del Corso, com diversas lojas de rede, inclusive H&M e uma Zara gigantesca. Tem até uma loja da Disney. Ah! Por ali você também encontra a loja da Ferrari com 400 metros quadrados, com um modelo do carro exposto (mas fotos são proibidas – mas a gente tem a nossa. Em 2013 era permitido).

Dicas importantes

  • Não existe um horário menos cheio na Piazza di Spagna. Acho que a unica vez que vi esse lugar mais vazio foi durante o inverno. Porque estava muuuito gelado. Quanto ao horário, então, a dica é: acorde cedo e chegue o mais cedo possível se quiser pegar o lugar com menos gente.
  • Vá com calma. Sente-se na escadaria, observe os turistas passando. Observe ao redor. Sempre há coisas interessantes acontecendo. No dia do vídeo, tinha um casal de noivos fazendo fotos do casamento.
  • Não pense em aproveitar a paradinha para comer alguma coisa sentado na escada. Os guardinhas fazem um escândalo e mandam você sair de lá. Mas água pode.
  • Se puder, vá um dia no pôr do sol (que na primavera está acontecendo lá pelas 20h30). O lugar fica ainda mais bonito.
  • Para chegar, vá de metrô. A estação Spagna da linha A do metrô para em frente à praça.

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta