O verdadeiro cannoli

o verdadeiro cannoli

O cannoli é um doce tipicamente italiano. Quem assistiu ao filme “O Poderoso Chefão” deve se lembrar da famosa frase “Leave the gun, take the cannoli” (deixe a arma, pegue o cannoli).

No Brasil, ele é super conhecido, principalmente em São Paulo. Por lá, é possível encontrá-lo em dois lugares, com certeza. Talvez o lugar mais tradicional seja no estádio do Juventus, na rua Javari. O time da Moóca reúne centenas de pessoas aos finais de semana para acompanhar a partida da tradicional equipe. E para comer cannoli no intervalo (tradição de anos na região). E, aos domingos, na feira do Bexiga. Aliás, a Ansa tem uma relação de alguns dos melhores cannolis de São Paulo.

Aqui em Roma, o cannoli (na verdade, “cannolo” no singular e “cannoli” no plural) está espalhado pelas doceiras (“pasticcerie”). No entanto, cuidado ao dizer que o cannoli é um doce italiano. Os sicilianos podem não gostar muito.

Para o pessoal da Sicília (a segunda ilha, aquela que fica embaixo, ao lado esquerdo da bota), a origem do cannoli é super importante. E ele é siciliano.

O cannolo

Para quem não conhece, o cannolo é um doce de massa frita, em formato de tudo. A palavra cannolo, por sinal, significa “pequeno tubo”. Ele é recheado com um creme de ricota de queijo de cabra (ou mascarpone) e açúcar, como complemento, podem vir baunilha, chocolate, pistache (o mais tradicional)…

Originalmente, o cannoli era um doce feito apenas na época do carnaval. Hoje em dia, no entanto, é possível encontrá-lo me qualquer época do ano.

O verdadeiro cannoli (o vídeo)

Para contar um pouco sobre o verdadeiro cannoli, conversamos com Danilo Vindigni, da Arà è Sicilia, uma doceria tipicamente siciliana, presente em Florença e aqui em Roma. A Arà que a gente foi fica no Mercato Centrale, na estação Termini (via Giovanni Giolitti, 36-38), Roma.

Não esqueça de comer um cannoli quando vier a Roma. Eu confesso que nem gostava muito de cannoli (provei uma vez só no Brasil), mas o o Arà… A expressão americana “Holly cannoli!” fez total sentido.

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta