Será o fim dos bebedouros públicos de Roma?

Com o início do fechamento dos “nasoni” pela prefeitura da cidade, será o fim dos bebedouros públicos de Roma?

Desde que chegamos aqui em Roma, uma coisa super positiva sobre a qual sempre falamos é a água de cidade. A água daqui é boa, potável, fresca. E uma coisa super legal é que a prefeitura, desde o século XIX, mantém bebedouros públicos espalhados pela cidade. Todos gratuitos. Tanto para moradores como para turistas, isso é uma mão na roda. Especialmente no verão.

A gente até fez um vídeo falando sobre a água de Roma.

fechamento nasoni roma

Sempre que tem alguém por aqui, a gente aconselha a comprar uma garrafinha d’água e depois só reabastecê-la nos bebedouros, os chamados nasoni.

fechamento nasoni roma

O fim dos bebedouros públicos de Roma?

Acontece que isso é uma coisa que já começou a mudar por aqui. Desde essa segunda-feira, 3 de julho, a prefeitura vem fechando, diariamente, 30 bebedouros públicos. A medida entrou em vigor em decorrência de um aumento do consumo de água que vem preocupando a cidade.

Por enquanto, nada de interrupções. Ou seja, se você estiver vindo pra Roma, fique tranquilo, que temos água. Mas como a região vem enfrentando uma seca desde outubro do ano passado, a prefeita Virginia Raggi (aquela que já estava pensando em transformar a Fontana di Trevi em uma passarela para turistas e não mais permitir que as pessoas parassem ali – e isso já está acontecendo) resolveu interromper o fornecimento de água dos nasoni. Assim, a cada dia, 30 novos são fechados. Até o final do verão, estima-se que os quase 2800 (mais de 200 deles só no centro) não mais funcionem.

A medida é polêmica. Inclusive dentro do partido da prefeita. Os moradores também estão bastante revoltados. Uma solução encontrada para tentar amenizar o burburinho causado pelo fechamento dos bebedouros é deixar 85 dos nasoni abertos. Dois deles, pelo que vi na relação divulgada por um site aqui da cidade, são estratégicos para os turistas: o da Praça do Coliseu e o da Piazza del Popolo, ao lado do Museu Leonardo da Vinci.

nasoni, piazza del popolo, fim dos bebedouros públicos de roma
O nasoni que vai ficar aberto na Piazza del Popolo

nasoni piazza del popolo, fim dos bebedouros públicos de roma

Se isso vai resolver, ninguém sabe. A prefeitura informou que fará um teste a cada três dias para medir os resultados.

Pra gente, uma solução que seria bem eficaz, que ajudaria a evitar o desperdício de verdade, é a implantação de torneiras. Porque, de fato, é um absurdo o desperdício de água. As fontes, bebedouros, nasoni, enfim, jorram água 24 horas por dia. Uma simples torneira ajudaria e muito. No Vaticano é possível encontrar esse mecanismo.

Muitas mudanças

Desde que a gente chegou aqui, um monte de coisa já mudou. Não é mais possível sentar na Fontana di Trevi para jogar moedinha, não pode mais colocar a mão na água nas fontes porque corre risco de multa. E mais uma das artes de Virgininha, como carinhosamente chamamos a prefeita, é proibir o consumo de bebidas alcóolicas nas ruas a partir das 22h em recipientes de vidro. E ainda a venda de bebidas alcoólicas a partir da meia noite. Também um projeto deste verão. Começa a partir do dia 7.

Bom, aguardemos para ver o que isso vai virar.

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta