O método charmat de produção de espumante

Qual a diferença entre os métodos champenoise e charmat na produção de espumantes? Como o charmat é feito? Entenda como funciona. 

Já falei aqui sobre o método champenoise de produção de espumantes. Hoje é dia de falar, conforme prometido, sobre o método charmat.

Uma coisa importante de saber é que a maioria dos espumantes traz no rótulo informações sobre o método de produção, que pode ser o champenoise (ou tradicional) ou o charmat.

Tanto champenoise quanto charmat são palavras de origem francesa e representam a forma como os espumantes passam pela segunda fermentação (aquela responsável pela perlage – ou as bolinhas, como a Chris fala), antes de receberem a rolha.

Método Charmat: como funciona

Diferentemente do champeonoise, quando a segunda fermentação é feita na garrafa, em um processo mais lento, no charmat esse processo é feito em grandes tanques, também conhecidos como autoclaves. Esses tanques são feitos de aço inox, material que ajuda na limpeza. Há nas autoclaves controle de temperatura e a presença de um mecanismo que impede a perda de gás durante o engarrafamento.

Como resultado, os espumantes feitos pelo método charmat são mais frescos, leves, para consumo tranquilo numa tarde de verão, por exemplo.

método charmat
Imagem feita por Hawk Wakawaka, do site WakawakaWineReviews.com

Origem e nome

O método foi criado no final do século XIX, pelo italiano Federico Marinotti. Mas acabou se chamando charmat porque quem patenteou os equipamentos do método foi o francês Eugene Chamat, em 1910.

Muitos afirmam que é um método menos valioso que o Champenoise. Falam que o espumante não fica da mesma forma de quando é produzido pelo método tradicional. Mas são propostas diferentes. Tudo depende sempre do vinho base que foi usado. É a qualidade da uva que fará a diferença. E não o método.

Você lembra de algum espumante que já tenha tomado que seja feito pelo método Charmat? Comente aqui embaixo.

The following two tabs change content below.

Felipe Zboril

Jornalista, de rádio e TV, pós-graduado em jornalismo e teorias da comunicação. Casado com a Chris. Gosta de cozinhar e experimentar vinhos diferentes. Se puder fazer isso em um jantar em casa, melhor ainda. Já teve um blog de vinhos, um hobby que acabou virando coisa séria! Resolveu dar um tempo e agora, quase quatro anos depois, volta a escrever sobre o assunto.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta