Linguado com mini berinjela

Hoje tem estreia da seção FEITO EM CASA! Eeeee. Na verdade, já tinha feito um post para a categoria, mas ele não tinha sido feito na nossa casa, mas na casa da Mari. Por isso pra mim é como se fosse estreia mesmo. Então  aqui está o nosso primeiro post: o linguado com mini berinjela.

Preciso contar: este foi o post mais difícil de fazer. Porque ele exige um preparo muito maior. É engraçado porque a gente sempre está fazendo coisa em casa, mas nos últimos tempos não teve um fim de semana que a gente tenha parado. E como neste fim de semana aconteceu o alinhamento dos planetas no sistema solar e o Fe teve folga (algo que acontece a cada cinco semanas, se não me engano – tipo nunca, né?), resolvemos fazer.

Aproveitamos para gravar nosso primeiro vídeo, que já está no ar (tanto o no blog quanto no YouTube – e o segundo também, que vai ao ar na próxima quinta – apesar de eu mencionar que é na sexta – mudanças de planos). E fazer algumas coisinhas mais.

Foi então dia de fazer almoço de domingo em casa – e com calma (porque como ele geralmente entra no trabalho no início da tarde, nosso almoço de domingo é sempre corrido e raramente elaborado).

O cardápio não estava definido, mas sabíamos que seria peixe, mais especificamente um linguado. Há algumas semanas (mais de um mês, na verdade), fomos logo cedo, junto com a Mari e o PH (o casal com quem fazemos a nossa confraria – contamos sobre o primeiro encontro aqui), para o mercado de Santos comprar peixes e frutos do mar para o almoço do dia (eles são muito animados! Imagina que eu e o Fe teríamos essa ideia de ir sozinhos… nunca!) e aproveitamos para comprar algumas coisinhas pra casa. Faço rápido parênteses aqui pra falar: fazer isso vale muito a pena! Primeiro porque os produtos são fresquíssimos. Segundo porque a variedade é absurda (de produtos, de vendedores e de preços). E por último, e o mais importante também, é que é muito mais barato! Mas muito mesmo!!! Principalmente para camarão.

camarão, camarão de coleira
Olha o tamanho do camarão!

 

camarão
Os camarões antes de serem devorados pelos três (eu não gosto, não tem jeito)

O linguado

Bom, tínhamos um linguado gigantesco parado no congelador. Eu nunca tinha comido esse peixe (pra mim, linguado era só o nome do peixinho da Pequena Sereia), mas ele é bem bonitinho e achatadinho (e o preço era muito bom – tipo… menos de 20 reais o Kg!). Tiramos do congelador no dia anterior e foi só pensar nos acompanhamentos. Em casa, não somos muito de arroz. O Fe ainda come arroz integral, mas eu não faço a menor questão. Por isso, o carboidrato ficou na batata mesmo. O Fe fez uma cama de batatas, cortou uma cebola em quatro pedaços, temperou com sal, pimenta do reino, lemon pepper e muito azeite e colocou no forno.

cama de batatas
A cama de batatas

 

cebola
A cebola que seria cortada em quatro partes (amo cebola assada!)

 

linguado
O linguado comprado em Santos, na cama de batatas e cebola (o melhor de tudo é a cebola, não custa nada repetir!)

Acompanhamentos

Para acompanhar, mini berinjelas com tomates assados (com sal, pimenta calabresa, alho e não lembro mais o que).

Mini berinjela
Olha que fofa a mini berinjela (como diria o Fe, eu adoro tudo o que é muito grande ou muito pequeno! rs)

 

mini berinjela
Cortando a mini berinjela em rodelas

 

berinjela, tomate cereja
Temperando a mini berinjela com o tomate cereja – depois é só assar

Teve também a minha combinação brócolis/couve-flor que já estavam prontos. Super tranquilo (sujou quase nada de louça – adoro!) e ainda ficou muito bom!

linguado
O pobre do linguado pronto

 

mini berinjela
As mini berinjelas prontas

O peixe tem bastante espinho, mas dá pra separar na hora de servir (o único problema é que eu fui premiada – no prato do Fe quase nem tinha). É só acrescentar um limão e está pronto! Pra acompanhar um vinho branco e a combinação fica perfeita.

linguado, mini berinjela, vinho branco
O prato pronto e a tacinha de vinho branco pra acompanhar

A sobremesa

Teve sobremesa também, uma adaptação da receita que a Mari nos ensinou, que por sua vez foi inspirada em um vídeo do TasteMade Brasil. Massa folhada com recheio de fileiras de barra de chocolate amargo (a receita era a barra inteira, mas resolvemos fazer porções individuais). E, pra completar, uma espécie de sorvete de morango (morango congelado, água e açúcar demerara batidos no liquidificador e colocado no congelador) – que o Fe deve ter visto em algum lugar. Super simples, rápido e delicioso.

sobremesa,
A sobremesa do dia (pena que não tenha dado tempo de adquirir a consistência certa do sorvete – mas ainda assim estava bom)

Ótima ideia para um almoço de domingo. Melhor ainda como primeiro post do FEITO EM CASA. Agora, só semana que vem.

PS: a comida é do Fe, mas a louça fui eu que lavei. Pra Lili restou apenas esperar pra ver se caía alguma coisa no chão (mas não caiu!)

Lili, lhasa apso
Lili só na espera…
The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta