Inverno em Roma (o que esperar da cidade nessa época)

inverno em roma

Frio, pele seca, corpo que não esquenta. Esse foi o inverno que a gente pegou em Roma em 2017. E olha que chegamos já no finalzinho. A gente conta aqui como é o inverno em Roma e o que esperar da cidade nessa época. 

Quando chegamos aqui em Roma, no mês de fevereiro deste ano, o inverno estava pesado. O frio era muito intenso, a gente colocava um milhão de roupas, sempre em diversas camadas, e não conseguíamos nos aquecer. Só em casa mesmo. E olha que a pior parte do inverno já tinha passado.

As temperaturas do inverno em Roma

O inverno em Roma não é tão pesado como nas cidades que ficam mais ao norte. Em Roma mesmo, é raro nevar. Mas há, sim, lugares bem próximos onde é possível ver a neve. Mas não pense que é tranquilo. É muito frio. Várias fontes ficam congeladas, inclusive (foi o caso de uma das fontes do Vaticano, neste ano).

O inverno vai do dia 21 de dezembro ao dia 20 de março. As temperaturas variam entre 2 graus (média mínima de dezembro) e 15 graus (média máxima de março). Tá vendo o que a gente está querendo dizer?

O dia amanhece tarde (lá pelas 9h) e acaba cedo também (lá pelas 16h30, 17h já era!). A pior parte é quando o sol se põe que aí não tem nada para ajudar. Pela manhã, a temperatura vai aumentando até chegar ao ápice, lá pelas 15h. E depois volta a cair rapidinho.

Em fevereiro, chegamos a pegar 5-6 graus de manhã cedo, lá pelas 7h ou 8h. E 11-15 graus lá pelas 15h. Ah! E teve dias de chuva também. Uma chuva fininha, chata e gelada.

temperatura em Roma no inverno, inverno em Roma
Um compilado de prints que eu tirei para ilustrar a temperatura. Está em um dos primeiros posts que escrevemos direto de Roma, com nossas impressões iniciais da cidade.

E tem a geada também. A gente acordava e tinha uma leve camada de gelo pelos carros, na janela… O frio corta. Parece que você nunca vai conseguir se aquecer. se vestir em camadas é regra básica e precisa ser respeitada porque quando a gente entra nos lugares fechados eles estão bem quentinhos.

Mas na rua, não. Usei meia calça por baixo da calça, luva, gorro, cachecol. E não aquecia. E o Fê também. Não é porque mulher sente mais frio, não, viu?

Por isso, se vier pra cá nessa época, venha preparado.

inverno em Roma
Olha aí a gente super bem agasalhado. Só não repara nas olheiras porque eu tinha acabado de chegar em Roma, num voo noturno terrível, sem dormir nem um pouquinho. E estava louca para ver a Fontana di Trevi.

O inverno dentro de casa

A maior parte das casas em Roma está preparada para o inverno. Talvez um problema sejam os apartamentos mais no centro histórico, que não foram reformados. Mas não conheço nenhum caso real.

O tal do riscaldamento, o aquecimento, funciona muito bem. Mas resseca o ar horrores (uma dica é colocar um vasinho de água nele). Em alguns apartamentos, ele é centralizado (o prédio que determina quando ele será ligado). Em outros, é autônomo. E você que decide como ele será usado. De qualquer forma, cada cômodo possui um (pelo menos nas duas casas em que ficamos era assim), com um regulador da temperatura. Mas a casa fica quentinha. Às vezes até fica quente demais.

Janelas e portas ficam o tempo fechadas. Quando o riscaldamento estava ligado, fechávamos até as persianas (aqui tem persiana em todo lugar!). Para tentar evitar que o frio passasse.

Nosso primeiro apartamento por aqui tinha um terraço de 90 metros quadrados, com uma mesa gigantesca, um ombrellone foférrimo. Usamos uma única vez. Porque a gente não aguentava ir pra fora. A única razão para ele existir, na verdade, era a Lili – e ela não poderia aproveitar. Então, a gente deixava ele quieto. Apenas suculentas nos vasos. São mais resistentes, né? Aliás, por aqui tem muita suculenta (para a minha felicidade).

inverno em roma
Um pedacinho de terraço e, lá no fundo, os vasinhos de suculenta.

As janelas de lá do primeiro eram super grossas, com dois vidros. Só fui reparar hoje que neste apartamento em que estamos agora não é assim. Viemos para cá no fim de fevereiro, quando as temperaturas já eram “melhores” (mas mais ou menos porque tivemos que comprar mais cobertas).

A pele ficou ressecada, as roupas não secavam (nossa máquina não seca a roupa e demorava dias para conseguir deixar tudo seco) e só dava vontade de tomar chá. Quentinho, quentinho.

Roma no inverno: uma cidade com cara de abandonada

Nas ruas, o cinza dá o tom. Nada de folhas nas árvores. O céu até é azul, mas é frio. Não tem um sol que aquece. Parece uma luz artificial. Não parecia a Roma que a gente conhecia e para a qual estávamos nos mudando. É estranho.

inverno em roma

Nas sacadas, vasos com plantas secas. Nos apartamentos que ficam no nível da rua, apenas árvores com galhos secos. Pelados.

O centro histórico fica relativamente vazio. Relativamente? Sim. Tem muita gente, mas é ridículo perto do que a gente vê no verão.

inverno em roma
Escadaria da Piazza di Spagna em que a gente consegue enxergar degrau eu considero vazia.

Aqueles ônibus hop-on hop-off quase não existem na rua. Poucos turistas. E o trânsito é até que tranquilo.

Se você andar pelos bairros mais afastados, quase não vê ninguém. Portas e janelas fechadas. É como uma cidade deserta. À noite, então, na rua doidos como a gente (que queria aproveitar tudo o que era possível nos primeiros dias, mesmo com o frio) e quem tem cachorro (que tem que passear).

O inverno é assim. Lógico que a gente não pegou o começo dele. Estávamos no verão quentinho do Brasil em dezembro e janeiro. E ouvi dizer que o inverno deste ano foi bem duro. Também não pegamos a cidade enfeitada. Se bem que nem São Paulo estava enfeitada.

De forma geral, Roma no inverno é assim: fria, úmida e relativamente vazia.

A cada estação concluída, a gente vai contando sobre como ela é. Pra te ajudar também a saber o que esperar de cada estação do ano aqui na cidade.

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta