O segredo de um belo hambúrguer caseiro

hambúrguer caseiro

Meu nome é Christiane. E eu amo tranqueira.

Sabe aquela coisa de comida boa? Calórica? Gorda? Esse é o meu tipo… Eu amo massa, fritura, chocolate e hambúrguer. Não posso negar. Mas tem um porém. Eu também não gosto de qualquer coisa. Já que eu vou comer, vou gastar bem as minhas calorias. Caloria à toa não entra não.

Já faz um tempo que eu venho observando isso… Apesar de eu sempre ter amado McDonalds, não lembro nem mais há quanto tempo não como por lá… Mc, Burger King, essas coisas… não consigo mais. Além de caro , é muito ruim. O hambúrguer não é saboroso, não sei… perdeu a graça talvez… E, pra piorar, está muito caro. Não compensa.

Tem alguns lugares, é verdade, valem a pena. O Burdog é um deles. E sobre ele falaremos outro dia. Aliás, é o lugar que o Fe mais gosta. Sabe aquele em que você vai e nem precisa pedir o cardápio? Vai direto no pedido: x-bacon. E não tem nada melhor.

Mas todo este post aqui é pra contar que já faz um tempo que eu e o Fe estamos comendo os melhores hambúrgueres de nossas vidas em casa. O Fe fez uma vez um que estava delicioso, o irmão dele comemorou o aniversário ano passado com uma “hamburgada” fantástica. E aí veio o da Mari…

O hambúrguer na casa da Mari

 A Mari é cozinheira de mão cheia. Daquelas que pesquisa, mede, testa receitas e invariavelmente acerta. Como disse a Carol uma vez, vou sempre comer lá porque é certeza de que vou comer bem. Nunca erro.

Há uns dois fins de semana, ela nos convidou para uma noite de hambúrguer. Pensa em um hambúrguer bom: saboroso, suculento, macio, bem temperado… Na verdade, são dois os truques dessa receita: a cebola roxa caramelizada e a adição de calabresa à receita. Estava incrível.

O segredo: a receita do hambúrguer

Mas vamos lá: é a receita da Mari (e ela sempre tem uma receitinha especial).

  • 2/3 de carne para hambúrguer à sua escolha (moída)
  • 1/3 de calabresa moída
  • Misture tudo
  • Acrescente os temperos: mostarda, cebola roxa (ou a normal – mas com a roxa fica bem melhor) caramelizada, pimenta moída na hora e molho inglês
  • Deixe descansar por cerca de 30 minutos
  • Molde o hambúrguer no tamanho desejado

hambúrguer caseiro, receita de hambúrguer caseiro

hambúrguer caseiro, receita de hambúrguer caseiro
Olha o detalhe do hambúrguer (repara nessas partes roxas: é a cebola – eu pensei, logo de cara quando olhei, que fosse algum tipo de cogumelo -rsrs)

A Mari não coloca sal devido à calabresa (mas ela confessa que prova crua mesmo para verificar se o tempero está bom – cozinheira de verdade é outra coisa. Eu meio que não faria isso nem a pau). Mas tudo é também no olho (agora quando ela vai fazer doce, tudo é milimetricamente contado – é muito engraçado).

A carne foi feita na churrasqueira. Eles têm uma dessas churrasqueiras elétricas, tipo de americano, sabe, que deixa a carne bem boa.

hambúrguer na churrasqueira, hambúrguer caseiro
Olha o pão lá em cima, dourando na churrasqueira
hambúrguer queijo
O queijo cheddar derretendo na churrasqueira (não tem nem como comparar com o do Mc)

A receita da maionese verde

Uma outra coisa que teve (e absolutamente caseira) foi a maionese verde (fora o Fe, que O-D-E-I-A maionese, quem não gosta???). Mais uma receita meio que de olho – e muito boa.

Pra maionese verde, basta colocar no copo do liquidificador:

  • cebola (pode ser alho também, mas a Mari prefere cebola)
  • ovo
  • mostarda
  • sal
  • pimenta do reino
  • cheiro verde
  • Bata tudo até ficar bem homogêneo
  • Coloque o liquidificador na potência mais alta
  • Jogue um fio contínuo de óleo gelado (ela prefere o de girassol porque não transfere tanto o gosto quanto o de soja, mas pode ser também azeite. Só que fica com gosto de azeite. tá bom?) até dar o ponto
  • Prove para acertar sal, acidez, essas coisas
  • Coloque na geladeira e retire só na hora de servir.
maionese verde
Olha que linda a cor da maionese

Além da maionese verde caseira, o hambúrguer levou como complementos alface americana, tomate, cebola roxa, muito bacon e cheddar, no pão também torradinho na churrasqueira. Acompanhado de batata rústica feita no forno.

hambúrguer caseiro, hambúrguer

Com essa combinação e cuidado (precisa ver: ela já deixa tudo em potinhos bonitinhos, já cortados, prontos para servir), nem tem como errar.

Melhor hambúrguer dos últimos tempos.

Ah! Só pra acabar com toda a cota de caloria da vida: churros de sobremesa.

churros caseiros
Eu não sou muito chegada em doce de leite, mas amo churros. E essa combinação estava muito boa! Acho que comi uns quatro pedacinhos desses…

Passa a régua.

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta