Festival do gelato: sabores diferentes e muita doçura em um evento só

Evento reúne alguns os melhores sorveteiros da Europa e tem como objetivo escolher o melhor sabor da temporada 2017.

Festival do gelato, que aconteceu no último fim de semana em Roma, ainda passa por diversas cidades europeias. Final será em setembro, em Florença

A gente já mencionou algumas vezes aqui no blog sobre a nossa leve queda pelo gelato italiano (a primeira vez foi ainda no ano passado, quando a gente falou sobre o melhor sorvete do mundo!, só tendo experimentado alguns poucos). Aqui, se fosse possível, eu tomaria sorvete todos os dias. E cada dia em um lugar diferente.

O tal do gelato é de fato muito bom. Acho que já fiz essa comparação, mas é como se vivêssemos em um lugar repleto de diferentes Baccio di Latte. Claro que tem uns melhores, outros piores. Mas é muito difícil a gente falar que um sorvete daqui é ruim.

Rápido parênteses: no Brasil eu gosto mesmo é de picolé (aliás, fizemos recentemente um vídeo sobre um picolé artesanal maravilhoso que encontramos por aqui).

Festival do gelato

O Festival do gelato é um evento que acontece anualmente na Europa. Ele reúne alguns dos melhores sorveteiros (ou chef sorveteiros?) da Europa que desenvolvem sabores especialmente para o evento. Em cada etapa, novos sabores e sorveteiros. Ao final, um sabor será escolhido como o melhor.

Aqui em Roma, o evento aconteceu na Terraza del Pincio (falei sobre esse lugar lá no vídeo da Piazza del Popolo. Finalmente consegui levar o Fe lá!). Teve três dias de duração e reuniu muita gente. Fomos no domingo e estava lotado! Tinha até uma pipa com a bandeira do Brasil rolando por lá.

pipa brasil, festival do gelato
Faz menos de dois meses que estou por aqui, mas é tão legal ver coisas assim…

Como o evento funciona

Para participar, você precisa comprar um ingresso (com valores promocionais se você comprar antecipadamente). Comprando o ingresso, você recebe uma pulseirinha e uma relação de todos os sabores.

pulseirinha, festival do gelato

A partir daí, é só se dirigir aos stands, apresentar pulseira e cartão para pegar a sua “amostra” (é um conezinho super pequenininho, bem fofo).

festival do gelato
O cone dos sorvetes que participam são bem pequeninos. Super bonitinhos… (só não repara na unha que tinha acabado de quebrar…)

Além dos sabores que participam da competição (16, no total), estão ainda disponíveis sorvetes dos patrocinadores, a possibilidade de participar de eventos, como workshops, gincanas para ganhar prêmios, um monte de coisinhas… Para a criançada é alegria pura. Para os maiorzinho também.

A competição 

No total, são oito etapas, cinco delas na Itália. As etapas de Florença e Roma já foram. As próximas são Torino (maio), Milão (junho). Depois entram Londres e Varsóvia, no mês de junho; Hamburgo, em julho. A final será em setembro, novamente em Florença, quando os melhores de cada etapa competem entre si pelo prêmio de melhor sorvete europeu em 2017.

O que a gente achou? 

É um open bar de sorvete. Em porções pequenas. São vários os sabores, mas sentimos falta de sorvetes mais leves, de frutas, por exemplo. São muitas as variações. Os ingredientes são bem maluquinhos, mas como são sabores desenvolvidos especialmente para o evento, é de se esperar. É bom, mas pelo preço você consegue experimentar um monte de sabores, em dias diversos, escolhendo o que vai comer. Mas também não tem muito como experimentar coisas tão diferentes…

O nosso preferido foi exatamente o inusitado pimentão vermelho e morango. Aliás, o vencedor da etapa Roma na categoria senior.

Pra falar a verdade, deu vontade de ir pra Florença pra experimentar os sabores que chegaram à final.

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta