Como é a estação Termini, a maior de Roma

O que tem, o que fazer e como se achar na estação Termini, a maior de Roma – e da Itália também.

Um espaço com mais de 225 mil m2, onde passam, diariamente, cerca de 480 mil pessoas por dia, em um total de 150 milhões por ano. Essa é a estação Termini, localizada na região central de Roma e tema de amor ou ódio em diversas conversas sobre viagens pra cá.

Verdade seja dita, o Termini não é o lugar mais bonito e tranquilo para ficar em Roma. Mas de longe não é o lugar mais perigoso do mundo. Aliás, para quem mora no Brasil, o Termini é fichinha. Claro, é preciso ficar de olho com as suas coisas (porque sempre tem um mão leve andando solto). Infelizmente, tem também muitos moradores de rua na região. Mas nós ficamos hospedados por lá na primeira vez em que estivemos em Roma, fizemos tudo a pé, voltávamos sempre a pé para o hotel durante a madrugada e nada aconteceu.

De qualquer forma, uma coisa é certa: o Termini é uma região super central, de fácil acesso para quem chega de trem ou avião a Roma e ainda com a vantagem de estar no ponto de encontro das linhas A e B do metrô da cidade. Mas essa não é a questão central deste post.

termini
A entrada principal da estação.

A maior estação da Itália

Mais do que a maior estação de Roma, o Termini é a maior estação da Itália. E uma das maiores da Europa. Ali, além de estações de metrô das linhas A e B, tem um terminal enorme de ônibus, um ponto de táxi gigantesco e, claro, a estação de trem. Além disso, de lá partem os ônibus turísticos (hop on hop off) e os de transfer para os aeroportos.

No Termini passam diariamente 850 trens, dentre regionais (aqueles que vão parando de estação em estação) e de alta velocidade.  Ele vêm e vão para os mais diversos locais, dentre eles os aeroporto de Fiumicino, ponto de chegada dos voos que partem do Brasil. Tudo isso pra dizer: você em algum momento deve passar por lá.

A estação Termini

Antes de tudo, vamos nos localizar. A estação está no centro de Roma, próximo às Termas de Diocleziano. Ali ao lado também está a Piazza della Reppublica (que além de linda tem o estonteante hotel e chiquetérrimo Boscolo Exedra por ali e uma unidade pequena do Eataly).

O espaço todo conta com três andares. O térreo, com entrada pela Piazza dei Cinquecento (onde tem a estátua em homenagem ao Papa João Paulo II), uma entrada pela Via Giolitti e uma entrada pela Via Marsala. Tem ainda um andar superior. Na verdade,  dois mezaninos: o primeiro sobre as plataformas de trem e o segundo com entrada próximo aos stands de vendas das passagens de trem. Por fim, um andar inferior, com a conexão para o metrô.

Para você ter uma ideia de como é, dá uma olhada aqui no link que dá pra fazer um tour virtual pela estação Termini (eu amo tecnologia!).

estação termini, mapa termini

Curiosidade rápida: a estação foi construída em 1867. Naquela época, Roma tinha 180 mil habitantes. Quase três vezes menos do que recebe de pessoas diariamente.

O que é possível encontrar no Termini?

Lojas

A primeira coisa a dizer é que o Termini conta com uma galeria comercial, basicamente um mini shopping. Ali é possível encontrar diversas lojas, como Nike, Sephora, L’occitane, Carpisa, Benetton, Euronics, Celio, Accessorize e tantas outras.

Uma outra coisa importante é que você pode comprar o seu chip de celular por ali, já que ele conta com lojas e quiosques das principais operadoras de celular da Itália: Tim, Vodafone, Wind e Tre. E se você não leu nosso post contando as opções de telefonia celular para os turistas, aproveita e clica nesse link aí em cima.

Possui ainda:

  • praça de alimentação, com diversas cafeterias e restaurantes nos três pisos (para quem gosta, tem também duas unidades do McDonalds. Na Itália meodeos!)
  • supermercado (uma versão moderninha do Conad fica no piso inferior);
  • tabacarias (onde é possível comprar o seu passe de metrô – para saber como funciona o transporte público em Roma, dê uma olhadinha no post – também tem vídeo sobre esse assunto);
  • farmácia (piso inferior);
  • livrarias (uma no piso térreo, onde ficam as plataformas; outra no piso inferior).

Serviços

São oferecidos também diversos serviços:

  • máquinas e quiosques de venda de passagens de trem
  • serviço de atendimento ao cliente das companhias de trem Trenitalia e Italo;
  • agência dos correios (saída pela Via Marsala, à direita);
  • locação de carros (saída pela Via Giolitti, à esquerda);
  • depósito de bagagens (6 euros as primeiras 5 horas, saída pela Via Giolitti, à esquerda);
  • caixas eletrônicos (corredor da saída da Via Marsala, lado esquerdo, ainda dentro da estação; ou piso inferior);
  • lojas de câmbio (piso térreo e inferior);
  • ponto de recarga de celular (para aquele momento em que você percebe que a bateria está acabando – mezanino, sobre as plataformas);
  • banheiros (no mezanino sobre as plataformas ou no piso inferior – você tem que pagar 1 euro para entrar – por isso, tenha moedas de 0,50 ou 1 euro);
  • posto de informação turística (saída pela Via Giolitti, à esquerda).

termini

termini
Uma das tantas lojas de telefonia celular que tem por lá. A Wind é a única no piso térreo. No mezanino, há uma loja da Tim. No piso inferior, uma outra loja da Tim, uma da 3 e uma da Vodafone.
termini
As plataformas de 1 a 29 e 1-est e 2-est ficam todas no piso térreo.
termini
As máquinas que vendem o bilhetes: o uso é simples. Há a opção da tela em inglês e alguns outros idiomas. Mas o português não é um deles.
termini
Se você estiver em dúvida na hora de comprar, existe o serviço de atendimento ao cliente das empresas. Uma forma de comprar sem erro. Mas fique atento com o horário porque sempre tem fila.

Do lado externo

Se você quiser comprar bilhete para hop on hop off, é possível comprar por ali. Dá para pegar os ônibus que fazem transfer para os aeroportos de Fiumicino e Ciampino. Dentre eles, está o Terravision, parceiro do Lá em casa tem vinho que oferece transfer a 5 euros para o aeroporto, sem limite de bagagens (o preço é ótimo, não é?). Os ônibus partem da saída da Via Marsala (saindo da estação, vire para a direita. Os ônibus partem dessa rua, à sua esquerda).

Da mesma Via Marsala é possível pegar o transfer para o McArthur Glen Designers Outlet, sobre o qual a gente falou no post sobre liquidação de verão em Roma.

Mercato Centrale

Por fim, o Mercato Centrale (sobre o qual a gente falou em outro post). Um espaço inaugurado em outubro de 2016, com entrada pela Via Giolitti, que traz uma das melhores coisas que Roma oferece: comida. Pizza, gelato, massa, doces, sanduíche, queijos, tudo o que há de bom e com alguns dos melhores fornecedores você encontra por ali. As opções são inúmeras para quem passa pelo local ou ainda tem um tempinho livre até pegar o seu trem.

termini

Se a sua dúvida for em relação a pegar o trem no Termini, na semana que vem a gente conta como fazer isso. Algumas dicas para você não ficar perdido por ali.

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta