Documentos para viajar com cachorro para a Europa (dicas em 4 passos)

como viajar com cachorro para a Europa

Microchipagem, sorologia, CVI… Afinal, devo ter quais documentos para viajar com cachorro para a Europa? 

Viajar com pet para a Europa é uma coisa que pode ser super simples, se você tiver todas as informações necessárias. Mas muito complicada se for a sua primeira vez.

Quando eu comecei a pesquisar, confesso que não encontrei nenhum lugar que deixasse muito claro aquilo que deveria ser feito. Tanto que eu passei por diversos problemas para trazer a Lili pra cá (aproveita e segue a Lili no Instagram: @lili.alhasa).

Resolvi, então, fazer um vídeo para tentar facilitar o processo. Claro, não sou especialista, mas li tanto sobre o assunto, que aprendi um pouquinho. E a ideia aqui é compartilhar conhecimento. Toda dica sempre é bem-vinda.

Documentos para viajar com cachorro para a Europa

Basicamente, você obterá toda a documentação do seu pet para poder viajar para a Europa em quatro passos básicos. Mas de certa forma complexos porque é necessário observar ordem e tempo de espera.

documentos para viajar com cachorro para a europa, viagem com cachorro,

#1 Microchipagem

A microchipagem (ISO 11784ou 11785) é o primeiro passo. Só a partir dela será possível passar para as próximas etapas. Guarde o certificado da microchipagem (ele será muito importante). Uma dica para quem tem plano de saúde para pet: alguns planos colocam o microchip na primeira consulta com o veterinário. Peça, logo de cara, o atestado de microchipagem (eles costumam deixar só a carteirinha do plano de saúde, onde até consta a data de implantação e o número do chip, mas não serve como atestado de microchipagem).

#2 Vacina antirrábica

A vacina contra raiva deve ser dada após a microchipagem (pode, inclusive, ser aplicada no mesmo dia). Na hora de preencher a carteirinha de vacinação, fique atento aos dados do animal. Tudo deve estar correto. Você deverá aguardar minimamente 30 dias para o próximo passo.

 #3 Sorologia

Você então entrará na parte mais demorada do processo: a sorologia. Ela deve ser feita 30 dias após a vacinação. Que eu saiba, o único lugar que faz no Brasil é o Centro de Zoonoses em São Paulo. Para poder fazê-lo, será necessário juntar a cópia de alguns documentos: certificado de microchipagem, carteira de vacinação, documentos do proprietário, e comprovante de residência.

A Lili teve que ficar mais de 12 horas de jejum para poder fazer esse exame. ele fica pronto em cerca de 30, 40 dias. E, a partir do dia em que ele é feito, você deverá esperar 90 dias para poder viajar com seu pet. Essa é a quarentena.

#4 Documentação final: o CZI/CVI

Tem gente que fala CZI. Tem gente que fala CVI. É o mesmo documento. Ele é o último passo e o que de fato permitirá que você viaje com seu pet.

Esta é a parte em que entra a Vigiagro, órgão do Ministério da Agricultura que toma conta do transporte de animais de e para o exterior.

Para tirar o CZI, será necessário agendar com cerca de 30 dias de antecedência um dia e horário para você comparecer ao aeroporto. Nós fizemos no aeroporto de Guarulhos. Soube que no aeroporto de Brasília também tem. Mas não sei dizer se existe em algum outro. Você deverá levar um atestado de saúde do pet, assinado pelo veterinário, além de todos os documentos acima (certificado de microchipagem, carteira de vacinação e laudo da sorologia). Tudo original e duas cópias.

O atestado de saúde do veterinário tem duração de apenas 10 dias, por isso, tome cuidado com o prazo para entregar o documento para a Vigiagro e a data da sua passagem.

O CZI fica pronto em dois dias. Você novamente deverá se dirigir ao aeroporto para retirar o documento. Em nenhum desses momentos é necessário levar o pet à Vigiagro.

Como viajar com seu pet para a Europa em 4 passos (o vídeo)

Se você tiver qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato com o Ministério da Agricultura. O atendimento deles é excepcional. Acesse também, no site, a relação de documentos para viajar com seu pet para a Europa, inclusive o modelo do atestado de saúde.

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta