Como ver o Papa bem de pertinho no Vaticano

como ver o papa bem de pertinho

Como  ver o Papa bem de pertinho. Esse, na verdade, é o título do post que eu gostaria de ter lido antes de ter ido a primeira vez ao Vaticano. Nossa aventura tinha tudo para ser um desastre. Não foi. Mas sente só.

Na primeira vez que viemos a Roma, eu e o Fe mal tínhamos pesquisado qualquer coisa sobre a cidade. Na verdade, não estávamos preparados para aquela viagem. Muito menos pra uma visita ao Vaticano. Foi tudo em cima da hora. Só sei que, fizemos o check-in e já perguntamos como poderíamos chegar no Vaticano. O recepcionista do hotel, vendo o horário (eram 10h!) só falou: “Mas agora? Vai estar muito cheio! Vocês têm que sair bem cedinho daqui”. E foi isso.

praça de São Pedro, Vaticano, como assistir à missa do Papa
A praça de São Pedro vazia (momento raro, mas era beeeeem cedinho).

Naquela época, já existiam alguns blogs de viagem, mas acho que não tinha essa proliferação como hoje. Muito menos com a quantidade de informações e detalhes.

Fato é que o Papa Francisco tinha assumido há pouco tempo, estava super concorrido assistir à “missa”, afinal, todo mundo queria ver o super carismático novo Papa. E a gente também.

E fomos, com a cara e a coragem. Quase quebramos a cara. Porque, de fato, tinha que chegar cedo. Porque, de fato, estava lotada. Mas tinha muito mais coisa por trás dessa história toda.

vaticano, praça de São Pedro fim de tarde
A praça de São Pedro no fim de tarde, um dos raros momentos para encontrar o lugar (quase) vazio

Por isso, resolvi escrever este post. Cheio de vários detalhes que fomos descobrindo ao longo do tempo. Em cada roubada e cada acerto.

Missa do Papa no Vaticano?

Na verdade, não é bem uma missa. Mas vamos pelo começo. O Papa faz duas aparições públicas semanais no Vaticano, ambas abertas ao público e gratuitas:

  • Às quartas, na Audiência Geral, às 10h, a dita missa, em que o Papa passa pelo público com o Papa Móvel e senta no meio da Praça de São Pedro.
  • Aos domingos, no Angelus, ao meio-dia, lá de cima, na segunda janelinha à direita do prédio mais à direita da Praça de São Pedro (onde fica a Biblioteca do Vaticano).

A aparição do domingo é super rápida. Fui apenas uma vez, mas é super simples. O Papa aparece ao meio-dia em ponto. Por isso, se você deixar para chegar ao Vaticano muito em cima da hora, corre o risco de perder porque você precisa enfrentar a fila dos detectores de metais. Ele fala por cerca de 10 minutos. Não há qualquer lugar para sentar. É todo mundo juntinho, olhando lá pra cima, aguardando pela aparição na janelinha. E, de repente, já acabou.

como é o angelus no Vaticano
Tá vendo aquela janelinha lá em cima, a segunda à direita (com um detalhe em vermelho na janela?). Então… é de lá que o Papa aparece aos domingos, no Angelus (se ampliar a foto – basta clicar – pode reparar: o pontinho branco é o Papa Francisco).

Às quartas-feiras, no entanto, a história é diferente. Primeiro porque existe a possibilidade de você sentar. E, se você chegar cedo, ainda pode senta junto às grades e ficar bem pertinho do Papa quando ele passar com o Papa Móvel.

A audiência geral demora cerca de 1h30. Mas pode contar muito mais tempo. Porque tem toda a espera.

Como assistir à audiência do Papa na quarta-feira?

É simples. Mas não vá achando que é só chegar cedo… é preciso de um convite, que é gratuito. Aliás, o Papa outro dia deu uma baita bronca nas pessoas que cobram pelos convites. Chamou de delinquente e tudo mais.

convite Vaticano, como assistir à missa do Papa, como assistir à audiência geral do Papa
Repara lá nas últimas linhas: eles informam em diversos idiomas que o convite é gratuito (reforço nunca é demais, né?)

Mas cobram por uma coisa gratuita, que é só ir lá e pedir? Pois é. Acontece que conseguir o ingresso é um pouco chatinho (explico já!),por isso muita gente vende a “excursão”, que basicamente funciona assim: a pessoa pede o convite pra você e você encontra com ela na quarta-feira de manhã pra ela te entregar. Quanto custa? A bagatela de 45, 50 euros. Sim, eu pesquisei.

Mas como conseguir o convite para a missa do Papa?

Já contamos como foi a nossa primeira experiência assistindo “à missa” do Papa.

como ver o papa bem de pertinho
Foi na sorte, mas acabamos ficando muito pertinho das grades. Mas teve ainda uma fileira na nossa frente. Por isso, as mãozinhas…

Nós, por duas vezes, tivemos muita sorte. Na primeira, sem sabermos que era necessário o convite, resolvemos perguntar a um padre, na fila, o que era aquele papelzinho colorido que todo mundo segurava. Vendo que estávamos totalmente perdidos, ele nos deu dois convites. Na segunda, nosso colega de apartamento do Airbnb que nos deu. Assim, do nada. Então nunca tivemos que conseguir sozinhos.

Mas como agora não temos mais como contar com a sorte (depois de duas vezes?), resolvi ir atrás.

As duas formas

São duas as formas de se obter o convite:

  1. Acessar o site do Vaticano, preencher o formulário com o pedido (lá devem constar: data de interesse, quantidade de ingressos, nome completo das pessoas do grupo, endereço, e-mail e telefone, basicamente), imprimir e enviar por CARTA ou, o mais simples, um FAX (?). Como assim fax? Foi exatamente isso o que eu perguntei quando li isso pela primeira vez (e pela segunda, pela terceira, pela quarta). No dia anterior à data pedida, entre 15h e 19h, com o comprovante do fax ou com a resposta do Vaticano (se houver) em mãos, dirija-se ao Vaticano, no Portão Bronze (entrando na Praça de São Pedro, vá para debaixo das colunas do lado direito da via della Concilliazione, quase até o fim). Você verá um lugar fechado para passagem, com guardas. Você pegará essa fila para retirar seus ingressos.
  2. Não conseguiu pedir a tempo, não conseguiu enviar fax, nem pensou nisso? Não tem problema, dirija-se igualmente ao Vaticano e, a partir das 15h, eles entregam convites para quem não se inscreveu. Parece a solução da sua vida, certo? Pois é. O problema é que a fila é GIGANTESCA. E talvez você nem consiga o ingresso, dependendo da data.

 Ok, quero fazer tudo certo, mas e quem não tem FAX?

Eu já tinha procurado aqui perto de casa se tinha algum lugar que enviava fax. Até encontrei. Essas espécies de lanhouse enviam fax ao custo de 1 euro (não sei dizer se por folha…). Mas achei meio absurdo o valor… Ok, percebi o quão mesquinho isso soou. Até consideraria utilizar se não encontrasse outra forma. Por isso, nada melhor que o Google. Ah, o Google…

Descobri nesta semana que existem vários aplicativos e sites que enviam fax pela internet. A maior parte deles exigiu o pagamento de um valor na hora de enviar o fax para a Itália (eles são gratuitos para Estados Unidos e Canadá). Mas aí encontrei o HelloFax, que me dá cinco páginas de fax gratuitos por mês, independentemente do local para onde o fax é enviado.

Peguei o formulário disponível, preenchi no computador mesmo e fiz o upload pelo site da HelloFax. Super simples. Aí basta colocar o fax do Vaticano + 39 06 6988 5863.

Confesso que tentei umas quatro vezes antes de finalmente conseguir (sempre dava erro). Mas aí, na terça-feira, véspera da Audiência Geral, resolvi tentar novamente. Demorou um tempão, mas não é que recebi um e-mail confirmando o envio? Mais um ponto para o Google.

((No dia anterior))

Como retirar o convite para a missa do Papa?

Como foi super em cima a hora, afinal eu tinha enviado de manhã o fax, peguei só o email que comprovava o envio, e fui pra Praça de São Pedro. Chegamos quase às 15h, mas a fila para quem não tinha pedido o convite, era gigantesca.

Cheguei na praça, mas onde que eu pego o convite?

A entrada principal do Vaticano é pela via della Conciliazione.

via della conciliazione, vaticano, como ver o papa bem de pertinho,

Claro que tem várias outras entradas, mas essa dá bem no Obelisco e na Basílica de São Pedro, é bem central, por isso acaba sendo uma boa referência.

como chegar ao Vaticano, como assistir à missa do Papa
A entrada principal do Vaticano, pela via della Conciliazione.

Quando chegar na praça, vá para o lado direito, embaixo das colunas, até onde der para andar. Em determinado momento, o local será fechado e haverá uns seguranças (não daqueles coloridinhos, da guarda suíça, guardas de preto mesmo).

como ver o papa bem de pertinho
Vá debaixo das colunatas da direita até onde for permitida a passagem. Um guarda super agradável estará lá esperando só por você.

Eles pedirão, de um jeito não muito simpático, o comprovante do Vaticano ou o comprovante do envio do fax. Apenas uma pessoa do grupo poderá passar dali.

Você entrará, então, em uma fila para passar pelos detectores de metais. Demora um pouco, mas você chega lá. Depois, vai passar por um corredor e parar numa fila em frente ao Portão Bronze, agora, sim, protegido pela guarda suíça. Novamente, eles pedirão o comprovante e, aguardando depois de uma determinada faixa, um por um entrará (me senti meio que no colégio nesse momento).

Lá dentro, você pega (de novo!) mais uma fila. Na sua vez, basta mostrar novamente o comprovante ou falar seu sobrenome (eles pegam pelo primeiro sobrenome, não pelo último. O meu, por exemplo, são três. Eles estavam tentando achar meu envelope pelo último sobrenome, por isso demorou um pouco para encontrar, mas deu certo. Como eu não sabia se a história de enviar o fax na manhã do mesmo dia daria certo, fiquei com receio de ser mandada para a outra fila (aquela gigantesca, que mencionei ali me cima). Mas tudo correu sem problemas.

Envelope em mãos, é só aguardar o dia seguinte.

como assistir à missa do Papa, como assistir à audiência geral do Papa, como é o convite para assistir à missa no Vaticano
Todos os envelopes e convites vêm numerados e com a data da audiência geral escolhida.

Como ver o Papa bem de pertinho

Aqui temos algumas dicas interessantes, que podem ajudar na sua experiência. São pequenas observações que fomos juntando nas vezes em que fomos.

Antes de ir: prepare-se

Para. Depois de tudo isso ainda eu falo para você se preparar? Pois é. É que a espera será grande. Leve água, lanchinhos, lenço de papel (vai que não tem papel no banheiro, nunca se sabe), guarda-chuva (se for no verão, sua cabeça vai ferver), deixe baterias bem carregadas antes de ir. Prepare-se bem.

No ano passado, fomos no verão e lembro de uma senhorinha portuguesa que estava sentada ao nosso lado. Ela não estava aguentando o calor. Não teve dúvidas: abriu seu guarda-chuva.

como assistir à missa do Papa
Essa foto foi tirada na primavera, mas estava um sol bem forte. Repara na quantidade de pessoas com seus respectivos guarda-chuvas.

O único problema é que quando a missa começou, ela não fechou a sombrinha e foi um mar de gritos para que ela fechasse aquilo. Demorou (muito!), mas ela finalmente fechou.

((No dia))

Primeira coisa a saber: a que horas chegar

Os portões do Vaticano irão se abrir às 7h30. Mas se você chegar nesse horário, vai pegar muita gente na sua frente. Eu recomendo, sinceramente, chegar antes das 7h para pegar um lugar melhor (o que significa um lugar melhor – que às vezes nem significa exatamente a primeira fila, ainda meu sonho de consumo – explico daqui a pouco).

A partir do momento em que os portões se abrem, as pessoas começam a passar pelos detectores de metais e estão autorizadas a escolher um lugar para se sentar.

Segunda coisa a saber: como chegar

Para chegar ao Vaticano, a forma mais fácil é pela estação Ottaviano da linha A do metrô.

como chegar ao Vaticano, como assistir à missa do Papa no Vaticano
Da saída da estação Ottaviano do metrô (Giulio Cesare / Ottaviano), siga pela Via Ottaviano, até a Piazza del Risorgimento. Atravesse a praça e pegue a Via porta angelica. Nesse ponto vermelhinho é onde começa a fila para a passagem pelos detectores de metal.

Saindo do metrô, pegue a Via Ottaviano até o fim. Você cairá na Piazza Del Risorgimento. Atravesse a praça e você já cairá na Via di Porta Angelica. A fila para entrar já estará à sua frente.

via di porta angelica

Terceira coisa a saber: a fila

Sim, estamos no Vaticano. Mas não, aqui não há regras, simpatia, organização. Algumas vezes, falta até educação. Já vi velhinhas italianas empurrando as pessoas para poderem entrar antes (tipo Sé às 18h). Então, fique atento: um espacinho vazio pode ser o suficiente para alguém se enfiar na sua frente. E você pode ver um monte de gente que chegou bem depois de você, entrar muito antes. Ali, o mundo é dos espertos. Por incrível que pareça.

Quarta coisa a saber: onde se sentar 

Passados os detectores, está na hora de passar pela guarda suíça (muito mais simpática que a guarda normal – metropolitana, talvez? Aliás, se você possui marcapasso, cuidado. Eles não entendem a palavra pace maker e alguns não querem nem saber. Vivemos isso).

Depois que passar por tudo isso, você verá à sua frente um mar de cadeiras, separadas em grupos cercados.

onde sentar na missa do vaticano, como ver o papa bem de pertinho
Olha a quantidade infinita de cadeiras disponíveis. Imagina não fazer ideia de onde é melhor sentar… foi isso o que aconteceu com a gente na primeira vez.

Procure sempre sempre sempre as cadeiras mais próximas às grades. Opinião nossa, mas antes pegar uma cadeira mais próxima à grade, porém mais distante do Papa do que pegar uma lá no meio, mais próximo ao Papa, porém distante da grade.

como assistir à missa do Papa, como ver o papa bem de pertinho
O pessoal vai chegando e lotando a praça. Repara na foto que não tem um espacinho vazio na lateral…

E por quê? Porque a partir de umas 9h30, o Papa fica passeando com o Papa Móvel pelos corredores entre os blocos de cadeiras. E se você ficar próximo à grade, acaba ficando bem pertinho do Papa quando ele passar?

Se você acompanha nosso Instagram, viu o vídeo que a gente fez nessa última vez em que fomos. O Papa passa super pertinho (se tivesse algum bebê perto, “corríamos o risco” de vê-lo ainda mais de pertinho porque quando ele vê bebês, idosos, pessoas doentes, ele para para abençoar. É ou não é um fofo?

Sentamos, e aí? 

Calma. A espera só vai começar. Lembra que eu mencionei que os portões começam a ser abertos a partir das 7h30. Então… acontece que o Papa vai aparecer a partir das 9h30… Isso significa uma espera bem grande.  Por isso, tudo aquilo da dica #1 é importante.

O que é legal é que dá para observar um monte de coisa. E não tem como negar: a praça de São Pedro é linda, não importa pra onde você olhe.

como ver o papa bem de pertinho

 

fonte vaticano, basílica de São Pedro, como ver o papa bem de pertinho, como assistir à missa do papa

E quando começa?

Quando der umas 9h30, uma pessoa começa a falar no microfone, saudando os vários grupos provenientes dos cantos mais diversos do mundo. O telão começa a funcionar. Em determinado ponto, você começa a ouvir uma gritaria. É o Papa, que já começa a se locomover pela praça com o seu Papa Móvel.

Dicas para esse momento: você já está na primeira fila antes da grade, por isso você está bem. As pessoas que não estão nessa primeira fila vão começar a se aproximar e, se você permitir, vão te espremer até conseguir um espacinho. É ridículo.

Nem pense em subir nas cadeiras (se você estiver na primeira fila – nas demais, até rola). Os guardas coloridinhos vão te dar bronca e mandar você descer.

guarda sueca, guarda do Vaticano, como assistir à missa do papa, como ver o papa bem de pertinho
Os soldados da Guarda Suíca já a postos. E aqui não cabe tanta curiosidade: eles são todos suíços, falam originalmente alemão (mas pergunte em qualquer idioma que eles falam), todos devem ter mais de 1,74m de altura, devem ter entre 18 e 30 anos, ensino médio completo, reputação ilibada e não podem ser casados (no caso dos soldados, a maior parte). A roupinha coloridinha foi feita originalmente por Michelangelo no século XVI, mas houve alterações no século XX. Ah! Informação importante: eles não tiram fotos. “Insieme no”. Ou seja, junto não. Mas eles até dão uma olhadinha quando você tira a foto com eles ao fundo.

Quando o Papa passar, será muito rápido, então deixe a sua máquina/celular pronto. Ele vai passar uma vez só. E, se não tiver criança/idoso/doente não vai parar. Aproveite a oportunidade.

o papa chegando
Reparou na criança nas mãos do Papa? Então… ao nosso lado não tinha uma criança, por isso ele não parou… Olha também a quantidade de seguranças, câmeras e celulares (por isso ficar na grade é o ideal…)

Repara como ele passa pertinho da gente

Vai começar

Depois de todo o passeio pelo Papa Móvel (sem qualquer cobertura!), o Papa irá para o centro do pequeno altar montado à frente e saudará os presentes. Ele dará uma mensagem em italiano que depois, idioma por idioma (francês, espanhol, português, alemão, árabe, japonês…), será traduzida por cardeais de origens diversas.

Ao final, o Papa canta o Pai Nosso em latim (que está no verso do convite) e abençoa todas as lembrancinhas que as pessoas levaram. Por isso, mais uma dica: compre antes as lembrancinhas. Tudo bem que sempre tem aquele “está perto, está abençoado por tabela”. Mas façamos direito, né?

Ah! Toda a audiência é transmitida por telões bem grandes espalhados pela praça de São Pedro.

como assistir à missa do Papa, como ver o papa bem de pertinho
Os telões estão espalhados por toda a praça. Eles acabam sendo fundamentais. Porque mesmo o lugar perto é longe.

Dica para quem não conseguiu pedir o convite

Vá na terça-feira, a partir das 15h para a Praça de São Pedro. Lá, do lado direito, você verá uma fila um tanto quanto intimidadora. Essa é a fila para as pessoas que não pediram o ingresso tentarem obter o seu. Pelo que vi, na maior parte das vezes as pessoas conseguem. Mas pode ser que haja algum dia mais concorrido e seja difícil. Mas não custa tentar, certo?

Dica para quem não pegou o convite

Não deu certo pegar o convite e quer ir mesmo assim? Vá um pouco mais cedo e posicione-se nas grades laterais. O Papa Móvel passará pelos corredores laterais (é uma oportunidade de ficar próximo dele).

Dica para quem odeia acordar cedo

Sim, já acordei tarde e quase desisti de assistir ao Papa, mas o fator Papa falou mais alto (eu adoro Francesco!). A questão é: com seu convite você irá entrar na área das cadeiras, você não pegará tanta fila, mas sentará no meião. Longe do Papa e bem distante dos corredores. Mas você conseguirá, ainda assim, assisti-lo sentadinho. E sem estar morrendo de sono, enfrentar fila gigantesca ou sofrer com o sol na cabeça. Ou seja, dá certo também.

como assistir à missa do Papa no vaticano
Se não ficar próximo à grade, a sua visão vai ser essa aí. Reparou no Papa no meio da foto? Esta foto foi tirada em um dia em que eu não acordei tão cedo assim.

Ah! Última coisa: pode ser que, dependendo da data da audiência, se você estiver em mais de uma pessoa (como geralmente é o caso), talvez não dê para sentar todo mundo junto…

O vídeo

Pra tentar mostrar um pouco melhor como é ver o Papa de pertinho, fizemos um vídeo sobre a nossa ida ao Vaticano. A gente fala um pouco mais sobre a visita e mostra como é todo o processo.

Bom, as dicas são todos um acumulado de tudo o que vivenciamos (certo e errado) ao longo das vezes em que tentamos ver o Papa. Está dando certo. Quem sabe ajuda quem estiver passando por aqui…

Tem alguma outra dica legal para poder assistir ao Papa? Conseguiu ir ao Angelus ou à Audiência Geral, comente aqui embaixo. Ah! E fique de olho: no ate do Vaticano eles colocam a relação de missas extraordinárias, que acontecem fora da Praça de São Pedro e a agenda do Papa. Dá para se inscrever nessas também. Mas o ideal é ser bem rápido. Eu, por exemplo, tentei me inscrever nas missas de Páscoa, mas a procura foi gigantesca e eles me mandaram um email recusando meu pedido antes mesmo do término do prazo final.

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta