Como pegar trem no Termini

Como ler as informações do telão, de onde partem os trens? Afinal, como pegar um trem no Termini? (e, no fim, dicas para você pegar trens em outras estações também).

Que o Termini é uma estação de trem gigantesca, a gente já sabe. Recentemente, falamos, inclusive, sobre como é a estação e o que é possível encontrar por lá, como lojas, serviços, restaurantes, o Mercato Centrale (lá tem um cannolli incrível!)

Mas hoje é dia de falar sobre parte mais importante (depois de uma baita introdução): como pegar trem no Termini.

termini

Este post, na verdade, surgiu porque eu, durante um período, fiquei observando os turistas que chegavam na estação e ficavam completamente perdidos. E queriam apenas descobrir como pegar o trem. Muitas vezes, olhavam o painel errado, não sabiam o significado daquelas colunas todas no telão, não tinham a menor ideia do que fazer.

Por isso, aqui a gente vai falar sobre como pegar trem na maior estação de Roma, o Termini, de onde saem e chegam a maior quantidade de trens. E também a mais complexa de se entender. Acreditamos que, a partir daqui, você consegue compreender as demais também, que são bem menores.

Como pegar trem no Termini

A primeira coisa é aprender a ler (e entender) o painel e o seu próprio bilhete. Agora, vamos falar sobre os telões que ficam bem na área central da estação.

Como ler (e entender) o painel 

Na parede, independentemente do tamanho, você encontrará dois telões: um com os trens que estão chegando (arrivi) e outro com os trens que estão partindo (partenze).

Se você vai pegar o trem, sempre importará para você o painel de partidas/partenze.

termini, como pegar trem termini

No painel, você deve observar algumas informações para saber exatamente onde ir:

  • a primeira coluna informa a empresa (treno);
  • a segunda coluna informa o número do trem; 
  • a terceira coluna informa o destino (destinazione);
  • a quarta coluna informa o horário de partida do trem (orario);
  • a quinta coluna informa se há atrasos (ritardo);
  • a sexta coluna dá alguma informação adicional (informazione);
  • a última coluna informa o número da plataforma (binario).

Agora é hora de pegar o seu bilhete e tentar se localizar.

passagem termini, como pegar trem termini

termini, como pegar trem termini
As informações importantes para se localizar no painel estão em destaque: o tipo de trem (Intercity), o horário de partida (15h35), o destino ou arrivo, em italiano (falconara maritima) e o número do trem (540).

Tipos de trem

Do Termini, partem trens da Trenitalia e da Italo.

A Trenitalia tem:

  • Trens de alta velocidade: Frecciarossa, Frecciargento Frecciabianca (que chegam a 300km/h)
  • Trens de média velocidade: Intercity (que chegam a  200 km/h)
  • Ordinario: Regionale Veloce e Regionale. Ambos param em várias cidades. O Regionale Veloce não para em todas as estações. O Regionale para (e é desesperador!).

A Italo trabalha apenas com trens de alta velocidade (pode chegar a 360 km/h). Ele chegou ao mercado em 2012, como uma criação da Ferrari, em parceria com uma empresa francesa.

Rápida dica: antes de comprar a sua passagem, sempre compare os valores. A Trenitalia faz promoções no fim de semana e oferece passagens 2×1 ou ainda com criança gratuitamente. A gente já viajou com a Lili e no ato da compra falamos que estávamos com criança para deixar a caixinha dela. No final, nem usamos. Serviu para que nós dois sentássemos juntos, já que compramos os bilhetes em dias diferentes e na tinha mais poltronas próximas.

Outra coisa: quando a gente vai comprar bilhete em cima da hora, a gente sempre opta por comprá-lo nas máquinas. Isso porque eles oferecem descontos interessantes, que a gente não consegue ver direito pelo site (dá para ver, mas a gente é meio old school em relação a isso). Se você for comprar com antecedência, lembre-se que também temos parceria com a RailEurope. Não se esqueça de fazer uma cotação (gratuita). O site é em português, a plataforma é segura e você pode pesquisar tudo com antecedência em um lugar só (no caso de você querer ir para mais de um país). Depois de comprar, basta imprimir o bilhete e apresentar na hora do embarque.

Se o preço tiver bom, você ainda ajuda o blog a se manter sem pagar nada além por isso.

Cidade de destino

Uma coisa importante a se observar é que nem sempre o seu destino será o destino final da viagem. Por isso, fique atento aos demais itens se não conseguir localizar exatamente a cidade para onde você vai. Por exemplo, o destino final desse trem do bilhete aí em cima seria Ancona. Mas o bilhete é só até Falconara Maritima. Isso porque, de lá, seria necessário pegar um outro trem, regional, até o destino final, Pesaro.

Vagão e lugar

Uma outra coisa que o bilhete também já te indica é se o seu lugar será marcado ou não.

No caso, o lugar é marcado. Isso porque logo ao lado do número do trem, dá para ver CARROZZA (vagão) 005 e POSTI (lugar) 35 FINESTRINO (janela).

Nem todos os trens, porém, tem essas indicações todas. Aí você precisará ser mais atento. Ou buscar a central de atendimento.

bilhete termini fiumicino
Este é um bilhete do Leonardo Express. Ele custa 14 euros e vai direto do Termini até o Aeroporto Leonardo da Vinci (ou Fiumicino), sem qualquer parada.
bilhete parco leonardo, como ir para parco leonardo
Um bilhete comum, de trem regional. Utilizável durante todo o dia, sem lugar marcado.

Observe que os trens regionais aqui em Roma não vêm com data ou lugares marcados. Assim, é possível utilizar o bilhete de trem regional ao longo de todo o dia (para o qual você o comprou), com uma limitação de tempo, conforme o bilhete. Nos casos acima, o bilhete para o aeroporto tem validade de 90 minutos a partir da convalidação (ou timbre). Já o segundo bilhete tem validade de 4 horas.

Por isso, no painel, é preciso observar o tipo de trem, o destino e o próximo horário. E já que eles também não possuem um lugar marcado, você pode escolher em qual vagão e em qual lugar vai se sentar.

Localizando a plataforma (binario)

Apenas recapitulando, o número da plataforma está localizado na última coluna do painel. Esta também é a informação mais importante (e aguardada), já que ela te dirá pra onde você deve ir afinal.

No telão, sempre a última informação que aparecerá é a plataforma. Por isso, se você encontrar o seu trem, mas ainda não tiver a coluna da plataforma preenchida, você terá que aguardar.

Outra coisa: se o seu trem não aparecer no telão central do térreo do Termini (aquele logo antes das plataformas), preste atenção no horário, provavelmente ainda é muito cedo. Mas fique tranquilo, que ele irá aparecer.

Saiu o número do binario, e daí? 

Finalmente, depois de tanta espera (sempre parece que esse momento nunca vai chegar!), saiu o número da plataforma. Agora é hora de se dirigir para o fundo da estação, onde estão localizadas as portas de vidro, apresentar o seu bilhete para um dos fiscais e buscar o número da sua plataforma.

No Termini, existem 31 plataformas (de 1 a 24 estão ali bem em frente aos vidros que dão acesso à plataforma principal) e do 25 ao 29 lá no fundo. Além disso, ainda existem as plataformas 1-est e 2-est, que ficam bem no canto esquerdo.

termini

Fique atento se você for pra Frascati, por exemplo. É lá do fundo que você pega o trem. Eu e o Fê nos desesperamos quando fomos a Frascati pela primeira vez porque não tinham placas indicando onde ficava essa plataforma e faltava menos de 5 minutos para o trem partir. E os horários de partida tendem a ser precisos. De chegada nem tanto.

Para acessar a área de plataformas, só com o bilhete em mãos. É assim desde 2015 (não acreditei quando li a matéria).

Validando o seu bilhete

Uma coisa muito importante: não se esqueça de validar (convalidare) seu bilhete antes de embarcar. As maquininhas estão ali espalhadas. Basta inserir o bilhete e ele será timbrado. Cuidado apenas para não validá-lo muito antes. Afinal, existe tempo máximo de uso. Mas não precisa ficar neurótico. Uns 10 minutos antes já está ótimo.

temrni, como pegar trem termini
As maquininhas para timbrar o bilhete.
bilhete convalidar, termini, como pegar trem termini
No verso do bilhete, tem a indicação do lado correto para validar o bilhete do trem. É bem simples.

Essa parte é bem importante. Os viajantes com bilhetes não validados estão sujeitos a multa de 200 euros. Sempre tem um fiscal dentro do trem que irá te pedir a passagem validada.

Ah! Se você esquecer e for pego, ainda tem jeito de economizar um pouco:

  • se pagar a multa dentro do trem, ela será reduzida a 50 euros
  • se pagar até o 15º dia, a multa será de 100 euros.

Caso você tenha subido no trem e percebido que esqueceu de validar o bilhete, avise imediatamente o fiscal. Esta é a única forma de você não pagar a multa.

E se eu comprei minha passagem de trem pela internet?

Suba no seu trem com o e-mail de confirmação da compra impresso. Quando o fiscal passar, ele vai procurar o código do seu bilhete e imprimir a passagem definitiva para você.

Vagão e trem

Já mencionamos como você localiza seu lugar no bilhete. Agora, na plataforma, basta você localizar o número do seu vagão e, dentro, o número do seu assento.

roma ostiense, como pegar trem em roma, como pegar trem em ostiense, como pegar trem no termini
O vagão de número 2 do trem.
roma ostiense, como pegar trem em roma, como [egar trem em ostiense, como pegar trem no termini, como é dentro do trem, trem na itália
As poltronas do trem regional. Até que é limpinho e ok, né?

Cachorros

São aceitos, mas devem estar com a documentação em dia e dentro de uma caixinha (para cães de porte pequeno). Para os maiores, deve-se perguntar à empresa de trem. A gente sabe que é possível viajar, mas as regras variam de acordo com a empresa.

E nas demais estações?

Pense assim, o pior já foi. Se você consegue se localizar no Termini, grande como ele é, você consegue se virar em qualquer lugar. Isso porque elas são menores. Por isso, os problemas são também menores.

De qualquer forma, você sempre terá um telão. Mas com uma menor quantidade de informações.

roma ostiense, como pegar trem em roma, como [egar trem em ostiense, como pegar trem no termini

Observe que também haverá o tipo do trem e o número nas primeiras colunas. Na sequência, o destino. Depois o horário da partida. E, por fim, o número da plataforma.

Uma coisa interessante das demais estações de trem é que existe sempre o sottopassaggio, que é uma conexão subterrânea entre as plataformas. Lá embaixo você também encontrará alguns paineis (pequenininhos, que parecem uma TV) para te ajudar (vai que você esquece o número no meio do caminho). Geralmente, esses trens são regionais. E estão ali apenas de passagem.

roma ostiense, como pegar trem em roma, como [egar trem em ostiense, como pegar trem no termini
Visão das plataformas da estação Trastevere (de dentro de um trem regional)
como pegar trem na italia
O painel que fica nas palataformas. Número da plataforma, horário atual, destino e informações como paradas

Dá para usar meu bilhete (BIT) no trem?

Dá, sim. Mas fique atento. Primeiro porque nem todas as estações estão inclusas na permissão. E segundo porque ele vale apenas para uma viagem de trem OU metrô (e ilimitado por 100 minutos para ônibus e tram).

bit, roma,

A  dica é você ter um mapa do transporte de Roma, como esse aqui embaixo (já salva e deixa no seu celular). Isso porque você consegue ver as paradas dos trens regionais (FL1 a FL8 e Roma-Viterbo). Aqui no mapa, você perceberá que nas linhas de trem sempre tem uma cidade em vermelho. Essa é a última cidade permitida com o seu bilhete. E ele também deve ser validado.

Para quem tem o abonamento (os bilhetes mensal e anual, por exemplo), também é válido. Mas não esqueça nunca de ter o recibo (scontrino). Porque sempre tem fiscal em trem.

 

Por fim deixo aqui uma tabela com algumas palavras que você pode usar na hora de pegar um trem.

como pegar trem em roma, como pegar trem, palavras importantes em italiano trem, dicas para pegar trem em roma, dicas para pegar trem no termini

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta