Como e onde comprar chip de celular em Roma

como e onde comprar chip de celular em roma

Cada vez mais o celular é nosso grande companheiro de viagem. Aqui damos dicas de como e onde comprar chip de celular em Roma.

Seja para se localizar (santo Google Maps), seja para chamar um táxi (ou Uber, se você não estiver em Roma – aqui Uber é muito caro!), seja para jogar no Google qualquer pergunta, nada mais útil do que um celular com internet funcionando a todo momento. Por isso, resolvemos falar sobre como e onde comprar chip de celular em Roma.

Viagem marcada. A gente pesquisa, faz um milhão de arquivos, guarda os nomes dos lugares que queremos visitar. Faz até print de algumas coisas no celular. Mas na hora em que estamos no meio da cidade, mapa nas mãos e bate aquela dúvida, pra que lado é aquele museu, aquela loja? A quem recorrer? Ao santo celular.

Juro: nada me deixa mais feliz do que estar com meu celular funcionando com a internet bonitinha durante uma viagem. Ou durante qualquer dia, para falar a verdade. Sou levemente viciada. Mas o celular e todos os recursos que ele nos permite utilizar acabou se transformando nos últimos tempos em um (maravilhoso) companheiro de viagem (ele substitui até máquina fotográfica!). É um belo aliado para que as coisas funcionem muito bem. E vamos combinar: ficar dependendo de wi-fi é muito chato.

Hoje em dia, nem é necessário minutos para voz. Afinal, Whatsapp, FaceTime e Skype resolvem a vida. Mas pacote de dados eu acho imprescindível, ainda mais quando estamos em uma cidade grande. Até para que a gente se localize no Google Maps. Ou chamar um táxi (isso ainda vai virar post, mas repito: Uber aqui em Roma é muito caro! Se possível, fuja!).

como e onde comprar chip de celular em roma

Como e onde comprar chip de celular em Roma

Informações iniciais

Aqui em Roma, diversos estabelecimentos possuem wi-fi. Alguns lugares possuem internet boa. Alguns, nem tanto. Não é muito comum também encontrar o wi-fi público. Ou, quando ele existe, funcionando bem. Mas a internet, de uma forma geral, funciona. Principalmente os chips das operadoras. No ano passado, a internet do apartamento em que ficamos era bem fraca. E foi o celular que nos salvou.

Operadoras e pacotes para turistas

Existem várias operadoras que possuem pacotes para turistas. Ou “tourist package”, como eles chamam. Eu acho o nome horroroso. Me dá uma impressão de coisa pega-turista. Mas não tem o que fazer, é isso mesmo. Acredito que seja assim em qualquer lugar. Mas vamos falar sobre como funcionam as coisas por aqui.

Existem várias operadoras de telefonia celular na Itália. Mas são quatros as principais operadoras que trabalham com os turistas:

  • TIM
  • 3 (Tre)
  • Vodafone
  • Wind

Excluo dessa relação Poste Italiane, que é a operadora dos Correios italianos, e bastante burocrática – mais interessante para quem vai morar por aqui. A Fastweb também tem. A internet fibra dela é muito boa (é a que a gente tem em casa, inclusive), mas não sei direito como funciona a telefonia celular. E pela quantidade de coisas que a gente teve que fazer pra conseguir um plano de internet, não recomendo.

Outra coisa que não recomendo por aqui também são umas empresas online e outras que vendem chips com ambulantes. Já vi um casal australiano que pagou 90 euros por dois chips e eles, dois dias depois, já não tinham crédito e o único contato era em alemão. Eu sou super adepta daquelas coisas mais tradicionais, como loja física. Pra resolver problema de telefonia, acredito que seja a melhor coisa.

As quatro ali em cima, ao contrário, já possuem planos especialmente para os turistas. E possuem também loja física em vários lugares da cidade.

Palavras úteis (e básicas) em italiano quando o assunto é celular

como e onde comprar chip de celular em roma
** Celular também é chamado de TELEFONINO

Valores

O valor inicial a ser pago nunca é pequenininho. Porque eles cobram o chip junto. E, exceto se houver uma promoção, eles sempre vão cobrar pelo chip novo. Não tem muito como fugir.

Alguns pacotes permitem a recarga, cujo valor sempre é mais baixo do que o pago inicialmente (exatamente por causa do chip).

Mas a gente vai especificar tudo aí embaixo.

Posso usar o chip em outros países?

Uma coisa legal de saber é que desde o dia 15 de junho, é possível usar o seu pacote de dados, voz e SMS nos demais países da União Europeia sem pagar roaming. Ou seja, você vem para a Itália, compra o seu chip e pode ir para a Espanha, por exemplo, usando o mesmo chip, sem cobrança adicional. O mesmo vale para planos pagos mensalmente. Claro que nada é assim tão simples, por isso existem alguns poréns:

  • Nem todas as operadoras aderiram a essa nova regra. Aqui na Itália, eu sei que Tim e Vodafone fazem. Mas não tenho certeza quanto às demais.
  • Existe um limite de uso de dados, voz e SMS no exterior. Cada operadora tem o seu. É preciso perguntar para cada uma delas, no momento da compra.

Antes de falarmos sobre os pacotes, operadora por operadora, algumas informações básicas.

Onde comprar o chip?

Nas lojas ou pontos de venda das operadoras. Existem vários espalhados por Roma, inclusive no aeroporto e na estação Termini, a principal aqui de Roma.

Onde fazer um recarga?

Em uma tabacaria, em uma loja (tem algumas que vendem o cartãozinho da recarga) ou em uma loja da operadora escolhida. Geralmente, a recarga mínima é de 5 euros. Mas existem regras de acordo com o chip e o respectivo pacote que você adquiriu. A gente especifica aí embaixo.

Quais documentos preciso para comprar o chip?

Sempre você precisará apresentar o seu passaporte. Algumas vezes, é possível você entregar apenas a cópia do passaporte. Mas você precisará deixar essa cópia com a loja. Se eles forem simpáticos o suficiente para deixarem que você compre só com a cópia do passaporte, aproveite para pedir que eles tirem uma cópia pra você. Já vi funcionar.

Quanto tempo demora para ficar ativo?

Após colocar o seu chip, a validação será automática, ou seja, não é preciso fazer nada (só não esqueça de verificar se você deixou ativo os dados móveis). Em geral, demoram entre 30 minutos e 1 hora para que aconteça. Mas o que percebi recentemente é que depende de quem vai fazer a venda pra você.

E o Whatsapp, vai mudar?

Isso na verdade vai depender se você quer. Quando abrir o Whatsapp com o chip novo, se quiser continuar com o seu número, clique em “MANTER O NÚMERO” na mensagem que vai aparecer. Assim, você terá o número italiano, mas o Whatsapp do seu número brasileiro.

Operadoras italianas que vendem chips para turistas

Em ordem alfabética.

TIM

Como e onde comprar chip de celular em Roma

É a principal operadora italiana. Brigando em cobertura com a Vodafone.

Compramos chip da Tim em todas as vezes que vemos aqui como turistas. O sinal era muito bom. Não nos deixou na mão. Mas já vi alguns problemas acontecerem. Como, por exemplo, um casal de amigos que veio para a Itália, comprou um chip em Veneza e, cerca de dez dias depois, viu seu plano estourar. Descobriram, na loja, mas já em Roma, que o plano tinha sido ativado mais de 15 dias antes da compra. Ou seja, foi uma sacanagem. Acontece sempre? De forma alguma. Mas não custa nada avisar.

Pacotes

São quatro os tipos de planos para turistas: dois apenas com internet; dois com internet e voz. Abaixo, valores e produtos:

  • 30 euros para 10gb de internet. (10 euros a recarga)
  • 35 euros para 4gb de internet + 100 minutos para ligar para Itália e outros países, inclusive Brasil. (sem recarga)
  • 40 euros para 10gb de internet + 700 minutos para ligar para a Itália +300 minutos para ligar para outros países (o Brasil não está na relação). (10 euros a recarga)
  • 45 euros para 30gb de internet. (15 euros a recarga)

Todos os planos duram 1 mês.  Desses, apenas o plano de 4gb + 100 minutos não é válido para recarga. O que isso significa? Que após um mês, é possível pagar uma tarifa para ter a mesma quantidade de dados do momento da compra (exceto no caso daquele plano acima mencionado. Por exemplo, quem compra um chip com 10gb de internet e paga 30 euros, paga apenas 10 euros na recarga para os mesmos 10gb. Todos os valores para recarga estão entre parênteses.

Uma outra informação: está lá, escrito em letras menores, mas ninguém informa diretamente: todos os planos vêm com 1 euro de crédito. Assim, se você fizer uma ligação não inclusa no seu pacote ou se enviar um SMS, por exemplo, que também não está incluso, o crédito será retirado desse seu 1 euro que já vem no chip. Se você gastar (todo!) esse valor, terá que colocar um crédito, que no mínimo é de 5 euros.

Existe um aplicativo da Tim que te ajuda a controlar o seu consumo.

3 (TRE)

 Como e onde comprar chip de celular em Roma

É uma operadora pequena e repleta de problemas. Nosso primeiro plano aqui foi com ela. Mas tivemos diversos problemas. A cobertura também não é tão boa. Eles cobravam muito a mais e não explicavam o porquê. Aí a gente ligava e eles falavam que tinha um problema no plano, que era preciso cancelar alguma coisa (que a gente não tinha nem pedido para estar ativo). Um caos.

Para se ter uma ideia, nem me deram um folheto explicando o tipo de pacote disponível para turistas. Mas o que o vendedor ofereceu foi o seguinte:

  • 30 euros por 10gb utilizáveis em dois meses

Informação importante: a partir do ano que vem  3 virará Wind. Sinceramente, não recomendo.

 

VODAFONE

Como e onde comprar chip de celular em Roma

Outra das operadoras grandes da Itália. Tentamos comprar com ela no ano passado, mas não compensou. Os preços, de fato, são maiores.

  • 30 euros para 2gb + 300 minutos para ligar para a Itália e para o seu país de origem (no caso do Brasil, apenas 50 minutos podem ser utilizados) + 300 SMS (10 euros a recarga)

Coisas que ninguém fala, mas está escrito nas letrinhas pequenas. Já existe uma renovação ao custo de 29 euros pré-paga. Ou seja, após um mês, eles automaticamente vão renovar o seu plano, ainda que não haja crédito no celular. Para cancelar essa renovação automática, você deve ligar no número 42071. Mas o ideal é você questionar na loja.

WIND

Como e onde comprar chip de celular em Roma

 

É uma operadora menor. Com um sinal não tão bom, na minha opinião. Principalmente se você vai viajar pela Itália.

Plano:

  • 25 euros para 300 minutos pela Itália + 100 minutos para o exterior (inclusive Brasil) + minutos ilimitados para Wind + 5gb de internet (10 euros a recarga).
  • 25 euros para 20 gb de internet (9 euros a recarga).

Bom, são essas as operadoras. Quanto à quantidade de gigas, a gente gasta, usando muuuuito bem, uns 4gb por mês. Mas claro que tudo é relativo. Lembe que você deve ter internet no local onde você se hospedará. Por isso, imagino que se você for usar internet para mapas, WhatsApp, Facebook, Instagram, etc., uns 5gb sejam o suficiente.

 

Obs: preços checados em julho de 2017

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

6 Replies to “Como e onde comprar chip de celular em Roma”

  1. Oi!

    Estou indo para Roma dia 11/09. Farei um intercâmbio de um ano e estudarei na Sapienza. Estou muito feliz que encontrei esse blog, vocês conseguiram (e continuam) sanar muitas das minhas dúvidas! Tenho uma questão sobre chip de celular e gostaria de saber se vocês conseguem me ajudar. Como morarei por um longo período em Roma, seria mais inteligente aderir ao chip de turistas ou comprar um chip para moradores? (não sei se é assim que se chama, mas acho que consegui passar a mensagem haha). Gostaria de já comprar no aeroporto, para já garantir internet e contato.

    Muito obrigada!
    Acompanho o blog e adoro as dicas de vocês 🙂

    1. chris_samira says: Responder

      Oi, Raíssa, tudo bem?

      Muito obrigada pelo elogio e pela visita.

      Bom, assim como no Brasil, existem dois tipos de “planos”de telefonia celular: pré-pago (ou seja, recarregável) e pós-pago. O pós-pago pode ser com débito em conta ou em cartão de crédito italiano.

      Por isso, para ter um plano pós-pago é preciso ter uma conta no banco aqui. E para ter uma conta no banco é preciso ter, minimamente, a carteirinha do codice fiscale (não vale só o papel). Aliás, a questão da documentação é um dos posts que está na lista dos que a gente quer escrever.

      Inicialmente, acho que a melhor coisa é você já comprar um chip para turista mesmo. E depois, quando você tiver toda a sua documentação italiana, migrar para outro plano e/ou operadora. Questione apenas, no ato da compra, para saber se é possível a recarga nos meses subsequentes.

      Só pra te contar como foi com a gente, logo quando chegamos, tivemos que comprar o chip para turistas porque não tínhamos conta em banco. Só depois quando tudo saiu que a gente mudou a operadora, fizemos a portabilidade (para mantermos o número), procuramos uma promoção…

      De qualquer forma, é necessário comprar o chip inicialmente, então você acabará gastando um pouco mais no começo… mas depois você encontra promoções ótimas (por exemplo: atualmente, eu pago 10 euros ao mês por 8gb de internet e minutos ilimitados, com a 3 (funciona bem para o que eu preciso e sobra!) e o Fê paga 14 euros por 4gb de internet (super veloz e pega em qualquer lugar, prioridade dele!) e 900 minutos, com a Vodafone.

      Antes disso, nós dois estávamos com chip da Tim (para turistas). Mas que funcionou super bem enquanto usamos.

      Não sei se deixei tudo bem claro. Qualquer coisa, é só avisar! Estamos por aqui.

      Beijos e boa sorte,
      Chris

  2. Olá, tudo bem ?
    Esse ano fiz um eurotrip começando por Londres.. comprei um chip pela Three que custava 25 libras, all-you-can-eat de internet por um mês.

    Vi que essa Three tem aí, que agora é Wind ..
    Eu começo uma eurotrip ano que vem por Roma, em abril.
    Eu gostei muito do sinal dessa operadora, funcionou MUITO bem em todas as cidades que eu fui, tanto que nem usava wifi, porque o sinal do meu 4G era melhor.
    Gostaria de saber se essa Wind aí também tem um plano ilimitado de internet .. vc saberia me dizer ? Obrigadaa

    1. chris_samira says: Responder

      Oi, Marcella, tudo bem? Obrigada pela visita. Olha, durante a pesquisa que fiz não encontrei nenhum plano com internet ilimitada. Encontrei alguns com 10gb de internet, com a possibilidade de acrescentar mais internet depois… Mas foi o máximo que vi mesmo. Como esses planos variam ao longo os meses, pode ser que quando você estiver por aqui tenha alguma opção. Mas por enquanto não me recordo mesmo…

      Abraços,
      Chris

  3. Obrigada pelas dicas, Chris! Estou chegando na Italia por Veneza (na verdade por Milão, mas com tempo apertadíssimo), e estou com dúvidas quanto aos planos de dados, pois só terei tempo de comprar o chip em Veneza mesmo…
    A primeira dúvida é: você sabe se esses planos da Tim que você pesquisou em Roma, valem em toda a Itália (pq aqui no Brasil diferem em cada estado).
    É que o único plano que vejo no site da Tim é aquele Tim for visitors: 4GB por 20 euros. Muito pouco dados. Será que eu consigo fazer um desses que você citou com mais internet? E ah, precisa de cartão de crédito ou posso pagar no dinheiro?

    Muito obrigada!

    1. chris_samira says: Responder

      Oi, Elza! Olha… pelo que sei, os planos são os mesmos. Até podem existir variações de cidade para cidade, mas mais pra quando são outros produtos (tipo internet para casa e telefone fixo). Para celular, não ouvi falar em mudanças. Mas se você olhar no site, vai ver que tem algumas opções para estrangeiros (all`estero): https://www.tim.it/offerte/mobile. O primeiro deles (https://www.tim.it/offerte/mobile/estero/dallitalia/tim-international-1000-super) é um dos que vi na minha pesquisa. Como está no site, acredito que seja o mesmo plano para toda a Itália.

      Ah! Pagamento em cartão ou dinheiro.

      Beijos,
      Chris

Deixe uma resposta