Como comprar passagem aérea para Roma (dicas para economizar)

como comprar passagem aérea

Pra te ajudar a vir pra cá nos visitar, fizemos uma relação de dicas de como comprar passagem aérea mais barata para Roma. Assim, você economiza um pouco e curte ainda mais a cidade. 

A passagem aérea é uma das partes mais caras de uma viagem. Principalmente se você estiver vindo para a Europa. A primeira coisa a dizer é que, por mais que muita gente diga que existem truques para comprar passagem aérea com preços promocionais, isso é bastante relativo. Tem gente  que fala em horários, tem gente que fala em dias da semana, mas a realidade é que existem boas práticas, digamos assim. E não truques.

Para começar: quais companhias aéreas voam para Roma?

São várias as companhias aéreas que viajam para a Itália vindas do Brasil. Alitalia (já iremos falar sobre isso), Latam (não consigo me acostumar a esse nome!), Turkish Airways (a melhor que eu já usei e tem post sobre a nossa vinda pra Roma com parada em Istambul, pela Turkish, pra você entender o que a gente quer dizer), Ethiopian Airlines, AirEuropa, TAP e diversas outras. Ainda que elas utilizem uma companhia parceira em um dos trechos do voo. Trechos? Sim, a única que faz o voo direto é a Alitalia. E essa, como se sabe, está em um momento bastante delicado de sua história.

Antes de começar, uma pausa para falar sobre a Alitalia

Ok, “chutar cachorro morto” é uma expressão terrível, mas é mais ou menos isso. Viajei duas vezes com a Alitalia neste ano: ambas no trecho São Paulo –  Roma. A primeira, em fevereiro. A segunda, em março. E nada define melhor do que: a pior companhia aérea com a qual viajei na minha vida. Mas bem distante da segunda colocada.

Os problemas foram vários. Comida ruim, avião defasado, espaço ridiculamente pequeno entre as poltronas, a reclinação é terrível, a TVzinha que tem nos bancos tem controle remoto com fio, programação de entretenimento disponível ultrapassada, atendimento terrível (pré e pós venda), comissários de bordo que não falam português e não fazem a menor questão de falar e muito menos de tentar compreender o que você está falando. Tive diversos problemas com a Alitalia. E falo sobre vários deles no post que escrevi sobre a minha viagem com a Lili para Europa. E isso em ambas as viagens. Não foi apenas uma má impressão.

Se não usaria antes, agora que está quase falida, menos ainda. E a única coisa que posso falar é: já vai tarde. Tenho pena só das pessoas que ficarão desempregadas (se a situação já está ruim na Itália, imagina com  uma empresa a menos).

Por isso, a dica é: não comprem passagem pela Alitalia (muito engraçado porque na página do Facebook da Alitalia parece que nada está acontecendo. Eles estão até comemorando abertura de voo em novo trecho…). Mas para quem já comprou, pelos próximos seis meses, o governo italiano garantirá o atendimento.

Voltando à viagem…

Lembre-se, então, seu voo será com paradas, por isso, fique de olho também na escala na hora de comprar. Às vezes uma escala mais longa porém mai barata vai te fazer gastar com hotel. E, no final, dá no mesmo. Nessa hora, o negócio é fazer contas.

como comprar passagem aérea barata,
Foto tirada durante a viagem do ano passado, quando fizemos a parada em Istambul. Aí na foto, o deserto africano.

Nós já viajamos o trecho São Paulo – Roma pela Alitalia, TAP e Turkish.

Mas como comprar passagem aérea mais barata para Roma?

Talvez a maior estratégia que você possa adotar seja uma única: planejamento. É pelo planejamento que você começa a definir questões básicas da sua viagem, como por exemplo, a data ou as cidades para as quais você vai.

A definição do período (não especificamente da data em si) é muito importante. Primeiro porque será a partir dele que você conseguirá procurar as passagens. Depois porque existem, como todos sabem, períodos de alta e baixa temporada. Claro que isso é muito relativo porque depende do propósito da sua viagem. Se você quer aproveitar a praia na Costa Amalfitana, por exemplo, não tem jeito… tem que vir no verão.

Mas lembremos: no verão, feriados, datas comemorativas ou de eventos, a tendência sempre é de haver um aumento no valor das tarifas.

Aqui em Roma, a partir do final de abril até a metade de setembro, podemos falar em um aumento na quantidade de turistas. E também em um aumento relativo da temperatura, com seu ápice em julho/agosto. E dos valores também.

Rápido parênteses: e quando ir pra Roma? 

Pra todo mundo que fala que quer nos visitar, sempre indicamos os períodos de abril/primeira quinzena de maio e depois final de setembro a novembro. Primeiro porque não pega aquele boom de turistas (a cidade no verão fica infernal). Segundo (e esse é um motivo tão importante quanto o primeiro) porque as temperaturas não estão tão elevadas. No ano passado, no mês de setembro, pegamos uns 40 graus com sensação de 400. Imagina em julho/agosto então… E se você puder escolher mesmo, opte pelos dois primeiros meses mencionados. Porque aí você pega a primavera.

Já definiu quando você virá para Roma? Este post aqui pode te ajudar: ele fala sobre como tentar achar a melhor época para vir para cá. E explica por que preferimos essa época mencionada aí em cima.

Defini o período. E agora, quando comprar?

Você já leu o nosso post sobre as épocas do ano aqui em Roma, verificou a sua disponibilidade de datas e já definiu a época mais adequada pra você. E aí: compra já a passagem?

A gente nunca compra passagem com muita antecedência porque sempre corremos o risco de pagar maia caro. Conheço gente que comprou com mais de oito meses de antecedência e a partir de uns três ou quatro meses antes da data do embarque, a passagem estava custando quase a metade do valor. Várias pessoas dão a mesma dica.

Mas isso não significa deixar também para a última hora, principalmente porque estamos falando de uma viagem internacional, que deve ser planejada com bastante cuidado. Pense sempre em uns 120 a 90 dias de antecedência para comprar sua passagem. Antes disso, vantagem só pra companhia aérea. Depois disso, a tendência é o aumento da tarifa.

Ah! E nunca deixe para a última hora. As companhias sempre aumentam o valor (não tem essa de promoçãozinha, não). O que eu acho um contra-senso, já que melhor preencher o voo, ainda que quem compre no fim pague menos, do que ir com espaço vazio e não ganhar nada. Os feirantes já fazem isso há anos.

Em que dia da semana devo marcar a minha viagem? 

Se você tem essa possibilidade, procure ida e volta durante a semana. Sempre pesquisamos segunda, terça, quarta e quinta. Geralmente, os valores são realmente melhores. Afinal, a maior parte das pessoas quer aproveitar o fim de semana ou o feriado prolongado: saindo na sexta e voltando no domingo, os dias mais tradicionais, digamos assim.

E se eu quiser viajar para mais de uma cidade? 

“Mas eu estou indo para a Europa! Não posso só ir para (complete com a cidade ou o país que você preferir)!”. Isso é super comum e aconteceu com a gente também. Mas tudo depende também do tipo de viajante que você é. A gente descobriu que não serve mais pra ficar pulando de país em país. Esse negócio check-in e check-out, embarque, desembarque, despachar mala… muito cansativo pra gente. Estamos ficando velhos.

malas, como comprar passagem aérea mais barata
Repara na quantidade de malar da nossa última viagem… ok, a gente estava de mudança. Mas pensa que as duas malas grandes da direita, mais a pequena, logo do lado, são mais ou menos as coisas que a gente carrega. não aprendemos a viajar leve… não dá!

Mas super entendemos. já que você vai viajar, tem que aproveitar mesmo. A gente tem uma dica para isso: chegue e parta pela mesma cidade, pelo menos no momento da viagem intercontinental. As passagens quando têm pontos de partida diferentes tendem a ser mais caras.

E os programas de milhagem?

Os programas de milhagem já foram melhores. Costumávamos aproveitar muito mais antigamente. Mas não custa nada participar. Sempre existem promoções de milhas e pode ser uma oportunidade de ter um descontinho básico. Além disso, fique de olho no programa de pontos do seu cartão de crédito e desses programas tipo Multiplus. Além de a pontuação render milhas, com o cartão você pode ter vantagens nos aeroportos, como a disponibilidade de salas vip. O pessoal do blog Malas e Panelas tem um post ótimo sobre acúmulo de milhas. Eles chegaram a cumular 250 mil pontos em um ano. Achei incrível e recomendo a leitura. Eu confesso que não sei usar isso muito bem.

Blogs que mostram promoções, isso existe mesmo?

O Melhores Destinos é um site fantástico, que possui aplicativo. Eles estão sempre de olho nas melhores promoções. Mas fique atento: essas promoções são para poucos lugares e tendem a acabar muito rápido. Eu já encontrei promoção para o Natal em Nova Iorque por 600 reais com taxas. Mas na hora em que eu fui efetuar o pagamento, demorei um pouquinho e perdi.

Além disso, existem vários sites que comparam tarifas e disponibilizam também a opção de alertas. Fique de olho em: DecolarKayak, Voopter, MundiFarecompare, Momondo e Skyscanner. Eles podem te auxiliar.

Mas e os sites das companhias aéreas?

Nas nossas últimas viagens, todas as passagens foram compradas pelo site das companhias. E por um valor bem melhor. Primeiro localizávamos as companhias aéreas que ofereciam o melhor valor, depois buscávamos no site da própria empresa passagens dentro daquele período. Deu certo nas últimas vezes.

Códigos promocionais?

Já faz alguns anos que sites de códigos promocionais começaram a se propagar pela internet. Não sei se é todo mundo que usa, mas sempre que vou fazer uma compra pela internet, procuro por códigos promocionais daquele site específico. No ano passado, quando comprei a passagem de fevereiro para Roma, achei um código que baixou a minha passagem em quase 300 reais. Um belo negócio. Mas, claro, nem sempre eles estão disponíveis.

Por fim: a melhor dica, mas também a mais difícil. Flexibilidade de datas pode ajudar. E muito. (Mas quem tem, né?)

Não é exatamente uma dica aplicável a qualquer um, mas não custa nada deixar aqui.

É claro que nem todo mundo pode ficar à mercê das promoções. Mas se você tiver flexibilidade de datas, isso pode te ajudar. Se for o seu caso (vai que você tem uns 10 diazinhos de férias reservados com o chefe), fique de olho nas promoções. Sempre vem coisa nova.

 

Atualizaçao: pesquisando recentemente, observamos duas coisas: voos para a Italia via Estados Unidos estão oferecendo uma diferença boa de preços. Outra coisa: pesquise também voos com chegada em Milão. Nas nossas últimas pesquisas, eles estavam levemente mais baratos.

Tem mais alguma dica na hora de comprar passagens ou conhece algum site ou aplicativo incrível? Comente aqui embaixo. 

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

2 Replies to “Como comprar passagem aérea para Roma (dicas para economizar)”

  1. Vale a pena comprar passagens da Alitalia? Qual a melhor cia aérea? Qual seria uma sugestão de stopover?

    1. chris_samira says: Responder

      Oi, Danilo! Obrigada pela visita!

      Eu não recomendaria Alitalia nem para meu pior inimigo (minhas experiências foram péssimas!), mas, claro, ela sempre tem a vantagem de ter voo direto. Além de cara demais, o atendimento é péssimo, a comida é terrível e o avião é ultrapassado. Um outro ponto é que não sabemos o que vai acontecer com a Alitalia. Existem várias propostas, mas nada definitivo. Vi que a Alitalia está até vendendo bilhetes normalmente, mas eu não compraria agora…

      Das nossas experiências, a melhor foi com a Turkish, com stopover em Istambul. Mas tem também a TAP, que estava com os melhores preços quando o ponto de parada é na própria Europa.

      Uma outra dica é pesquisar voos via Estados Unidos. Existe uma diferença boa de preços. Uma amiga recentemente veio para a Itália com parada em Nova Iorque. Por fim, pesquise também voos com chegada em Milão. Nas nossas últimas pesquisas, eles estavam levemente mais baratos.

      Abraços,
      Christiane

Deixe uma resposta