10 coisas estranhas de Roma (às quais a gente teve que se adaptar)

coisas estranhas de roma,

Morar em outro país te faz ver alguns dos hábitos e costumes do seu próprio país em outra perspectiva. Mas te faz também ter que se adaptar aos costumes da sua nova casa. Separamos aqui 10 coisas estranhas de Roma.

Aquelas coisas que são difíceis de acreditar, mas que a gente tem que se adaptar de qualquer forma. Talvez elas sejam diferentes. Mas enquanto a adaptação não é total, deixemos como estranhas mesmo.

10 coisas estranhas de Roma 

A gente já falou sobre 5 coisas legais de se viver em Roma. Hoje é dia de falar sobre 10 coisas estranhas de se viver por aqui. Mas às quais a gente teve que se adaptar. A algumas continuamos tentando.

#1 Não tem ralo em nenhum lugar (exceto no box do banheiro)

Sabe aquela coisa de lavar banheiro jogando muita água? Esqueça. Porque não existe ralo por aqui, exceto no box do banheiro. Lavar a sacada? Não, não. Só um paninho mesmo. A gente usa aquele MOP. Eu acabo jogando água, mas com um regador pequenininho. E tiro too o excesso de água com o MOP (que acabou virando um dos meu melhores amigos).

coisas estranhas de roma, ralo, roma,
Cadê o ralo que devia estar aqui???

#2 A água tem calcário

Não sei o motivo, só sei que é assim. Consequência: o cabelo fica estranho, mais pesado e cai! A parte legal é que no inverno ficou sem frizz, mas, em compensação, ficou desmilinguido, gruado no topo da cabeça. A pele ressaca, às vezes coça até. Por isso, nem adianta querer usar os mesmos produtos que você usava no Brasil. O hidratante teve que ser mais pesado. E shampoo só daqui mesmo (que é preparado para combater o tal do calcário – e aí começou a melhorar). Mas ainda não me encontrei direito.

Em casa, se alguma coisa estiver recebendo água, ficará esbranquiçado. Torneiras, vidros do box e até azulejo… é bem estranho. E tem vários produtos que ajudam. Leia bem: ajudam. Acho que essa é a pior parte pra mim.

coisas estranhas de roma, calcareo, roma,
Toda hora a gente tem que limpar essas coisas. Fica tudo com essas manchinhas esbranquiçadas que só saem com esse anticalcario. É estranho.

#3 Não tem futebol na TV aberta

É verdade. Não tem. Domingo à tarde, quer assistir aos campeonatos? Assine a TV a cabo.

#4 Tem muito pó

Eu falo que a gente vive na “cidade que esfarela”. E o Fê ri de mim. Mas é verdade! Eu posso tirar pó e varrer a casa de manhã. À noite já tem uma camada de pó. E, no dia seguinte, se eu varrer a casa, vai parecer que faz quase uma semana que ninguém limpa.

Para te ajudar, eles têm inúmeros produtos de limpeza. E eles adoram paninhos, tanto de microfibra quanto uns que vêm em saquinhos, que parecem lenços umedecidos (mas com uso especifico: para a geladeira, para móveis, par o chão). Segundo eles, fazem a poeira grudar, o que não deixa de ser verdade. Mas é engraçado. Afinal, são paninhos.

coisas estranhas de roma, paninhos, roma,
Aqui tem de dois tipos: para a cozinha (com desengordurante) e para a madeira. Eles são tipo lenços umedecidos (que eu também uso para limpar as patinhas da Lili. Porque, se não usar, ela vira a própria vassoura – toda a sujeira fica no pelo).

#5 Não tem fila preferencial para idosos

E ninguém respeita isso também. Ninguém dá lugar para idosos no transporte público (só estrangeiros, e de vez em quando). O Fe brinca que se tivesse fila preferencial, só teria a fila deles por aqui. Os outros nunca seriam atendidos.

#6 Shopping? Só fora (ou quase fora) da cidade

Somos de São Paulo. A gente gosta de shopping. E, por aqui, para conseguir ir a um shopping, só andando mais de 10km. E saindo da cidade. Eles têm um ódio tão grande do tal centro commerciale que tem pichações pela cidade próximo a lugares onde querem construir algum. O negócio deles é loja de rua. E o nosso é shopping mesmo.

#7 Os supermercados são pequenos

Por aqui os supermercados são pequenos. Mesmo os maiores não são grandes.  Talvez seja a mesma coisa dos shopping. Os hipermercados estão igualmente mais afastados do centro. Ou dentro do próprio shopping. É ruim porque eu acho que falta opção. A gente fica numa felicidade quando entra em um supermercado cheio de corredores. Você não tem ideia.

#8 Eles não ligam para os carros

O que isso significa? Que não só os carros estão sujos, mas são velhos. Outra coisa: vivem batidos, arranhados, mal estacionados… Para quem é de origem brasileira, povo que tem paixão por carros, é estranho. Mas, de certa forma, é interessante porque eles gastam de outra forma. Toda hora as pessoas estão viajando.

#9 Eles são estranhos com os cachorros

O Brasil já virou um país cujas famílias são compostas por: casal, filhos (quando existem) e cachorro. Na rua, em São Paulo, o cachorro é um fator socializante. Aqui, não. Muitos não deixam você mexer com o cachorro. Muitos não deixam o seu cachorro brincar com o cachorro deles. Sem contar que os cachorros são desleixados. Nada de lacinhos (Lili faz o maior sucesso com seus lacinhos por aqui), nada de pelo escovado, essas coisas. Os petshops são pequenos e não tem muita opção de banho e tosa. E eu acho muito caro (20 euros o banho, no caso da Lili).

coisas estranhas de roma, cachorros em roma, roma
Logo após a foto, todos os donos puxaram seus respectivos cachorros e cada um foi para um lado. Nem uma pequena palavra trocada. Ficamos só eu e a Lili, querendo ir na direção de qualquer um deles. E repara na Lili com dois lacinhos e o cachorrinho da frente todo descabelado.

#10 Fazer a mão aqui é diferente

A primeira coisa é que eu acho caro também. Aqui perto de casa, custa uns 20 euros. Mas não é só isso. Elas não tiram a cutícula e ainda não pintam até borda. E acham que está bom. Outra coisa: todo mundo tem unha postiça por aqui. E são gigantescas e pontudas. Solução: trouxe um monte de coisas (incluindo alicate amolado!) para fazer as minhas próprias unhas. E eu até já estou melhorando.

coisas estranhas de roma, fazer a mão, roma

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta