Bauru do Ponto Chic: necessário experimentar

Bauru do Ponto Chic

Um dos sanduíches mais tradicionais de São Paulo é o bauru do Ponto Chic. Um bauru? Pois é. Mas pode ficar calmo porque ele não é simplesmente um bauru. Ele é diferente.

Bauru do Ponto Chic: a história

O sanduíche foi criado em 1937 por um estudante da faculdade de Direito do Largo São Francisco (que até hoje fica ali pertinho) e que era cliente regular do estabelecimento.

Conta a história que um dia ele apareceu no restaurante (a primeira unidade é a do Largo do Paissandu, um dos grandes redutos culturais da cidade de São Paulo na década de 20 – falam que entre seus frequentadores estavam Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Raul Bopp e Anita Malfatti, integrantes da Semana de Arte Moderna de 22, ano da inauguração do estabelecimento) e pediu uma combinação de ingredientes que ele queria em um sanduíche. O garoto era da cidade de Bauru e um amigo, que o acompanhava, experimentou o lanche e gostou tanto que pediu um igual ao do Bauru. E aí ficou o nome.

Bauru do Ponto Chic, lanchonetes de São Paulo, onde comer em Sao Paulo
Em cada um dos lugares da mesa, vai um desses (tipo o papel que fica na bandeja do McDonalds, sabe? Não lembro o nome disso!). Um recorte de notícias que conta a história do lugar. 

E a nossa história com esse lugar é ainda mais antiga. Até casar, eu morei em Perdizes e fui algumas vezes no Ponto Chic do bairro, que fica no Largo Péricles. Já o Fe morou um tempo no Paraíso, bem próximo à Paulista, onde fica a outra unidade (na rua do shopping Paulista). Fomos algumas vezes lá, voltando famintos do trabalho. Mas a mais antiga e tradicional é a unidade do Largo do Paissandu, que conheci há pouco tempo, quando passei a trabalhar no centro da cidade.

Uma coisa muito legal do Ponto Chic é que ele mantém a tradição, inclusive do ambiente. Parece que você volta um pouco no tempo quando entra em cada uma das unidades.

O bauru

Pão francês, rosbife, tomate, picles e uma mistura de quatro tipos de queijo, fundidos em banho-maria (queijo prato, estepe, gouda e suíço) são os ingredientes desse sanduíche. E acredite: esse fundido em banho-maria é o que faz toda a diferença.

bauru do Ponto Chic, onde comer em São Paulo
Repara no queijo fundido, derretendo… faz toda a diferença (e ele quentinho fica sensacional!)

O sanduíche é simplesmente delicioso. E tão característico da cidade que fica sendo uma daquelas coisas que são necessárias conhecer. Eu adoro! Ah! E não esqueça de pedir uma porção de fritas. Importantíssimo.

batata frita, Ponto Chic, onde comer em São Paulo, comida de rua, comi na rua
As batatas do Ponto Chic são deliciosas! E ainda com a mostarda dijon… fica muito bom!

É aquele tipo de visita que você precisa fazer… tipo sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau (do Mercadão), sanduíche de pernil (do Estadão) e outras coisinhas mais.  Esse é o primeiro post. Mais pra frente tem mais.

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta