Aniversário de Roma: 2770 anos, eventos e gladiadores

aniversário de Roma

Gladiadores, imperadores, senadores… nada faltou no desfile que encerrou a série de eventos comemorativos aos 2770 anos da cidade Roma

A cidade de Roma completou 2770 anos no último dia 21 de abril. O aniversário de Roma é comemorado anualmente pelos romanos, com muito orgulho. Afinal, conta a história que foi nesse dia, em 723 a.C, que Roma foi fundada por Rômulo no monte Palatino.

Em 2017, foram quatro dias de eventos comemorativos pela cidade, incluindo abertura de museus, apresentações, palestras e exposições. Há 15 anos, porém, todas as atenções ficam voltadas ao encerramento das festividades. Isso porque é no último dia em que acontece o cortejo histórico, que conta a (longa) história da cidade.

cortejo histórico, aniversário de roma, 2770 anos de roma, natale di roma, gruppo storico
Cada nova ala era precedida por um “porta-bandeira” e um personagem principal.

Aniversário de Roma: 2770 anos em um único desfile

Apesar do uso da palavra cortejo, o evento está mais para desfile. Fantasias bem feitas, alas bem montadas, coreografias. Numa comparação com o carnaval  faltou um “samba enredo” que explicasse um pouquinho a história e desse uma animadinha. Afinal, por mais que a gente tenha estudado na escola, a memória falha muito vezes. Rápido parênteses 1: não tem alegorias, tá? Rápido parênteses 2: isso é mais parecido com o carnaval do que o carnaval deles em si.

cortejo histórico, aniversário de roma, 2770 anos de roma, natale di roma, gruppo storico
As fantasias são muito legais. E eles ainda fazem coreografias, como se fossem entrar em combate.. bem legal…

A questão é: diferentemente da narração do carnaval, aqui não dá muito para saber o que significa cada pedaço do desfile. A gente até conseguia ouvir, alguns metros pra frente, algumas pessoas falando no microfone o que representava cada ala, mas estávamos longe demais. E não tinha alto-falantes espalhados (#ficadica, organização).

Ao longo do caminho, senadores, imperadores, gladiadores. Tudo o que a gente lembra das aulas de história e das séries do Netflix estão por lá.

Vimos animais (vivos e mortos – ai, que dó), crianças se divertindo (seja participando ou assistindo).

natale di roma, gruppo storico, aniversário de Roma, Roma 2770 anos,
Muitas peles por todo o desfile (que dó)
natale di roma, gruppo storico, aniversário de Roma, Roma 2770 anos,
E mais um… o pior é que é o bichinho inteirinho…
cortejo histórico, aniversário de roma, 2770 anos de roma, natale di roma, gruppo storico
Uma das pessoas que mais se divertiu foi esse menininho… ele sentava, pegava emprestado o “escudo” dos mocinhos… e ainda usou fantasia…
cortejo histórico, aniversário de roma, 2770 anos de roma, natale di roma, gruppo storico
Olha que fofo o passarinho ( e a menina ia dando comida pra ele ao longo do desfile)

E muitos “guerreiros” se achando o máximo.

natale di roma, gruppo storico, aniversário de Roma, Roma 2770 anos,

Funcionamento

O cortejo começa no Circo Massimo (linha B do metrô), passa pelo Fori Imperiali (onde ficam as estátuas dos grandes governantes de Roma) e termina no Campidoglio. O responsável pela apresentação é o Gruppo Storico, uma associação cultural sem fins lucrativos.

Todo o caminho é delimitado pela prefeitura da cidade.

natale di roma, gruppo storico, aniversário de Roma, Roma 2770 anos,
E se foi difícil controlar o pessoal com delimitações de passagem e acesso, imagina sem. O povo não parava de tirar fotos…

A gente tinha lido, antes de ir, que o lugar mais interessante para ficar era na via dei Fori Imperiali. E nós fomos para lá (chegamos quase 11h). A saída do Circo Massimo estava prevista para as 11h. Chegar mais cedo ao fim do desfile foi bom porque, apesar de estar com bastante gente, ainda tinha bastante espaço – o que foi acabando aos poucos. Eles chegaram em mais ou menos 40 minutos. Só que quando chegam à via dei Fori Imperiali, eles vão parando. Talvez para que possam ser apresentados pelas pessoas que eu comentei ali em cima – mas que a gente não conseguia ouvir.

Cortejo histórico (o vídeo)

Mas foi interessante. O mais legal de tudo é ver o quanto eles têm orgulho de sua história, e, principalmente o quanto preservam isso.

Para quem tem interesse, o Gruppo Storico conta, inclusive, com uma escola de gladiadores. Quem sabe você não participa da próxima série do National Geographic ou do History Channel?

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta