5 coisas legais de se viver em Roma

coisas legais de se viver em Roma

No dia 21 de abril, a cidade de Roma comemora 2770 anos. A cidade, linda como ela só, tem muita coisa a oferecer – tanto para quem visita quanto para quem vive por aqui.

coisas para ver em Roma

Nós visitamos Roma pela primeira vez em 2013 (já contamos nossa relação com a cidade em um dos primeiros posts dessa nova fase do Lá em casa tem vinho). E sabe aquela coisa de se encantar por um lugar? No nosso primeiro dia aqui, lá em 2013, falamos que moraríamos aqui fácil. E cá estamos.


coisas para ver em roma, arte em Roma

Nesses nossos quase dois meses de vida em Roma, já descobrimos muitas coisas (algumas legais, ouras nem tanto) sobre a cidade. Mas como hoje é dia de falar de coisa boa (ai, faz tanto tempo que eu não ouço a Aracy…), resolvemos fazer uma lista com as cinco coisas mais legais de se viver em Roma. Mas que, na verdade, podem ser aproveitadas por qualquer um que visita a cidade.

coisas para ver em Roma,

A nossa lista de 5 coisas legais de se viver em Roma

#1 História

Isso é uma coisa muito legal. A qualquer lugar que você vá é possível encontrar uma construção antiga, uma ruína, alguma coisa que remeta à Roma de outros tempos. E o mais interessante é que a história aqui é preservada, eles têm essa preocupação. Pensar que aquele monumento que você vê possui mais de 1500, 2000 anos é muito incrível. Às vezes você pensa: “como eles colocaram isso aí naquela época?”.

5 coisas legais de se viver em Roma, história, lugares para conhecer em Roma, o que ver em Roma, o que visitar em Roma
Do alto, da esquerda para a direita: Palatino/Foro Romano, Coluna de Trajano, Circo Massimo, Pantheon, Porta del Popolo e Coliseu.

#2 Comida

A comida daqui é muito boa. E barata. Tanto em restaurantes quanto em supermercados. Principalmente se levarmos em consideração a qualidade dos alimentos. Às vezes não dá para acreditar nos valores que pagamos nas coisas aqui. Alguns produtos (como Nutellla!), que custam uma fortuna no Brasil, não chegam a custar metade do valor.

5 coisas legais de se viver em Roma, comida de Roma, comida italiana, o que comer na Italia, o que experimentar em Roma
Do alto, da esquerda para a direita: gelato, pizza, porchetta e muitas frutas.

#3 Facildade de locomoção

É muito fácil se locomover pela cidade. Principalmente porque as distâncias aqui são pequenas (ainda mais para quem tem como referência a cidade de São Paulo). Você chega com facilidade aos locais.

São quatro os meios públicos de locomoção: trem, tram, ônibus e metrô. E ainda existe a possibilidade de você comprar um bilhete mensal, que custa 35 euros, e te permite usar, ilimitadamente, qualquer um dos meios. Já fizemos um post, inclusive (e um vídeo), falando sobre o transporte público em Roma.

O trânsito é caótica, por isso nada de carro.

tram 8, Trastevere, Roma, transporte público em Roma
O tram 8, que parte da Piazza Venezia e passa pelo Trasteve

#4 Água

A água de Roma é muito boa. É potável e gratuita. Existem vários pontos com fontes que oferecem água gratuitamente à população (uma ótima maneira de se economizar). Para facilitar, ainda existem aplicativos em que é possível localizar o ponto com o nasone (que é a forma como os romanos chamam essas fontes) mais próximo de você. Mesmo em casa você pode tomar água diretamente da torneira, sem qualquer problema.

fonte de água em Roma, nasone
Um dos vários pontos de fonte de água potável (vulgo nasone) da cidade

#5 Coisas para ver (e de graça)

Não é preciso gastar para conhecer Roma. Em todo lugar existem coisas para se ver. Fato é que beleza aqui não falta. Para quem gosta de museus, a cidade ainda oferece todo primeiro domingo do mês gratuidade de ingresso. Para conhecimento, no Vaticano é no último domingo.

5 coisas legais de se viver em Roma, o que ver em Roma, que visitar em Roma, Roma de graça
Do alto, da esquerda para a direita: Piazza di Spagna, vista da cidade a partir do mirante do Pincio, estátua de uma das várias pontes da cidade, vista do Castelões Sant’Angelo a partir da ponte Vittorio Emanuele II, Fontana di Trevi, Campidoglio.

5 coisas legais de se viver em Roma (o vídeo)

No vídeo de hoje, a gente conta um pouco mais sobre algumas das coisas mais legais de se viver em Roma.

E você, acha que tem alguma coisa muito legal de se viver em Roma que a gente ainda não descobriu?

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta