10 coisas que você precisa saber antes de viajar

10 coisas que você precisa saber antes de viajar

Está vindo pra Itália? Preparamos uma lista com 10 coisas que você precisa saber antes de viajar. Vai te ajudar em outras viagens também.

10 coisas que você precisa saber antes de viajar 

Dica #1 Idioma

Definido o país para onde você vai, aprenda frases básicas na língua falada pelo país de destino. existem vários aplicativos que te ensinam gratuitamente, como Duolingo e Busuu. Além de ser sempre simpático (afinal, mostra que você fez um esforço de conhecer alguma coisa sobre a cultura do país que você visita), você nunca sabe se você conseguirá se virar no inglês (aqui na Itália, por exemplo, não é todo mundo que fala). Oi (ciao), Tchau (ciao / arriverderci), bom dia (buongiorno), boa noite (buona sera), obrigadx (grazie), com licença (permesso), por favor (per favore) são os básicos. 

Dica #2 Validade do passaporte 

O passaporte é o documento mais importante da sua viagem. Por isso, fique atento a ele. Antes de viajar, certifique-se que seu passaporte tem validade de até três meses após a sua saída do país (por exemplo, você chega na Itália em 15 de setembro e vai embora em 15 de outubro. O passaporte tem que ser válido minimamente até 15 de janeiro). 

passaporte brasileiro

Dica #3 Visto

Brasileiros podem ficar 90 dias na Europa sem a necessidade de visto. Quem vem à Itália para estudar ou trabalhar, e pretende permanecer por um período superior a esse, deve providenciar antes da viagem o visto correspondente (no país de origem).

Dica #4 Seguro-viagem

Além de super importante para a sua saúde (física e financeira), seguro-viagem é obrigatório. Isso porque a Itália é um dos países signatários do Tratado de Schengen, que exige o seguro mínimo de  30 mil reais. Nunca se sabe quando você precisará e não custa nada estar seguro. Para quem paga a passagem com cartão de crédito, saiba que dependendo do cartão, o seguro já está incluso. Geralmente, ele trabalha com o serviço de reembolso, o que significa que se você precisar de atendimento no exterior, irá precisar desembolsar o dinheiro que tiver para pagar pelas despesas médicas.

O seguro viagem possui toda assistência em caso de necessidade, como médico, hotel, direcionamento da rede hospitalar mais próxima e, em caso de traslado de corpo, a seguradora cuida de todo o processo.

Última dica: para quem contribui com o INSS (seja trabalhador pessoa física e seus dependentes, seja trabalhador autônomo que recolhe INSS),pode pedir o formulário IB-2, emitido pelo Ministério da Saúde e que permite que o cidadão brasileiro seja atendido pelo sistema público de saúde italiano sem qualquer problema. Tudo isso graças a um acordo Brasil-Itália. Para ver o passo a passo de como ver o pedido, dê uma olhada no blog Cidadão Italiano.

Dica #5 Imigração

Na hora de passar pela imigração, tenha fácil seus documentos básicos, como passaporte, bilhete aéreo, impressão do tíquete da volta, comprovante de hospedagem e seguro-viagem, além de cartões de crédito (para comprovar que você tem dinheiro suficiente para a sua estada. Existe uma relação de valor-tempo de estada). Eles podem pedir na imigração. Mas podem nem mencionar. Tem um post inteirinho que fala sobre documentos para entrar na Itália.

malas e mochilas

Dica #6 Cópias dos documentos

Tire uma foto de todos os seus cartões e documentos pessoais. Se acontecer de você perdê-los ou tê-los roubados, você saberá exatamente o que estava em sua bolsa/carteira e os números. Não se esqueça de habilitar seu cartão de crédito para compras internacionais. Por fim, lembre-se de fazer uma cópia do seu passaporte. Ande com ela e guarde seu passaporte no cofre do hotel ou equivalente.

cartao de crédito

 

Dica #7 Celular e chip

Analise se você habilitará o roaming internacional do celular. Mas cuidado com a safadeza das operadoras. Lembre-se que na Europa, desde junho de 2017, é possível utilizar o mesmo chip de celular na União Europeia sem a cobrança de roaming. Além disso, os valores por aqui são bem atrativos. Há algum tempo, fizemos uma lista de preços e planos de chip de celular na Itália para você ter uma ideia do que é oferecido por aqui.

como e onde comprar chip de celular em roma

Dica #8 Telefones de emergência

A gente entra em férias, mas os ladrões, não. E por todo o canto, não importa pra onde você vá (com raríssimas exceções), sempre tem os tais dos pickpockets. Por isso, não relaxe quanto à segurança. Pegue todos os números de contato de bancos e cartões de crédito. Em geral, existe um número a cobrar para ligar em caso de inconvenientes. Na hora do nervosismo, você pode não encontrar e gastar uma fortuna em ligações em roaming internacional. Aproveite e já pesquise os números de emergência do país para onde você irá. Polícia (112), Ambulância (118) e Bombeiros (115) já está bom. Dica de pessoa que já precisou usar tudo isso (foi no Chile) e não tinha. Por fim, anote o telefone do Consulado-geral do Brasil em Roma: Fone: + 39 06 688 9661.

Dica #9 Moeda

Chegue ao país de destino já com um pouco da moeda trocada. Você nunca sabe quando precisará. Vai que você precise antes de conseguir chegar a uma casa de câmbio. Sem contar que, geralmente, os valores das casas de câmbio dos aeroportos não são boas. Lembre-se que existe ainda o Transferwise, uma forma de transferir dinheiro, pagando uma taxa bem menor que a praticada pelo mercado. Você faz o seu cadastro, já simula quanto dinheiro vai transferir. Depois, após confirmar, basta pagar um boleto e o valor será transferido para a conta que você indicar. O Fê fez e em dois dias o dinheiro já estava na conta. No link aqui em cima, é um convite do Fê para você. A gente ganha um crédito e você ganha uma transferência de €500, totalmente gratuita.

euro

Dica #10 Roteiro

Pesquise, programe-se, faça seu roteiro. Mas deixe um tempo também para você passear sem ter tudo pré-definido. Às vezes descobrimos várias coisas legais só de andar despretensiosamente em algum lugar.

 

The following two tabs change content below.

chris_samira

Produtora de conteúdo desde 2002. Adora listas, chocolate, viajar e da canina Lili, além do Fe, com quem é casada há quatro anos. É especialista em "jogar no Google" e acha que vinho é uma questão de gosto pessoal (até porque não entende nada do assunto - só de beber mesmo). Vive indecisa quanto ao que deve fazer. Mas não acha que isso seja um problema.

Organize sua viagem para Roma com os serviços do Lá em casa tem vinho 

Desde que eu e o Fê viemos para Roma, resolvemos transformar este blog em um espaço em que pudéssemos dividir as nossas experiências. Diariamente, vamos conhecendo a cidade, aprendendo a viver nela e também mostrando aqui para você. E assim, compartilhando o que a gente vê por aqui, queremos fazer da nossa nova casa, a sua também. Além das dicas e de tudo o que postamos aqui no blog, resolvemos também ir atrás de parceiros que podem ajudar a transformar a sua viagem em uma experiência mais tranquila. A partir de agora, o LÁ EM CASA TEM VINHO te ajuda também a organizar a sua viagem para Roma.

E como a gente pode te ajudar a organizar sua viagem para Roma?

Estamos pensando em diversos aspectos. Mas queremos te oferecer possibilidades de buscar todos os produtos e serviços em um só lugar.
  • Você pode buscar a melhor tarifa de hospedagem seu hotel com nosso parceiro Booking.
  • Busca passagens de trem (e viaja de uma cidade a outra) com a nossa parceira RailEurope.
  • Reservar o seu transfer do aeroporto de Fiumicino (Leonardo da Vinci) ou Ciampino ao Termini e do Termini aos aeroportos com a Terravision.
  • Faz a cotação de seu seguro de viagem, obrigatório para quem visita diversos países europeus, signatários do Tratado de Schengen - inclusive a Itália, com o nosso parceiro SegurosPromo.
  • Compra os ingressos de todos os seus passeios antecipadamente, já se programando e evitando filas, com nosso parceiros GetYourGuide.
  • Podemos ainda acompanhar um dia de passeio e fazer fotos de você e seu grupo. Assim, não vai ter aquela história de ficar pedindo para alguém tirar a foto ou ainda sempre ter alguém do grupo que não aparece nas imagens.
  • Desconto para você visitar uma vinícola perto de Roma.
Confira aqui como a gente pode ajudar a organizar a sua viagem a Roma e os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta